Educação apresenta iniciativa que visa desenvolver aspectos socioemocionais dos alunos, famílias e professores
Psicólogos da escolas e creches municipais conheceram o Projeto Gênios Socioeducacionais
Os psicólogos escolares da rede pública de ensino de Maceió participaram, nesta segunda-feira (17), da apresentação do projeto Gênios Socioeducacionais que vai trabalhar e desenvolver os aspectos socioemocionais dos alunos e suas famílias e dos professores das escolas e creches municipais. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Cambona.
A iniciativa visa beneficiar os alunos, familiares e professores do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental com a entrega de materiais didáticos e aulas que vão auxiliar no desenvolvimento de aspectos socioemocionais. A coordenadora do projeto, Cristiane Rocha, fala como funcionará na prática.
“A Semed vai distribuir esses livros, que já estão disponíveis, a todos os alunos do 2° ao 9° ano, bem como para os professores e para os familiares. Esse material vai trabalhar de forma lúdica, para cada faixa etária, conteúdos fundamentados na neurociência, na inteligência focal, entre outras abordagens da psicologia para trabalhar o socioemocional deles, de forma preventiva”, explicou.
A rede pública de ensino de Maceió dispõe de 61 psicólogos. Eles serão os coordenadores deste projeto em suas respectivas unidades escolares, trabalhando diretamente com os coordenadores pedagógicos. Para isso, os profissionais serão capacitados através de cinco formações para trabalharem o conteúdo e o material didático com o corpo docente, alunos e parentes dos alunos.
Paulo Luiz da Silva é psicólogo da Escola Municipal Lenilto Alves, que fica no Jacintinho, e foi contratado através do Processo Seletivo Simplificado. Ele acredita que esta iniciativa será importante, pois visa também, ajudar as famílias dos alunos que precisam também de suporte psicoemocional.
“Esse projeto visa alcançar, não só os alunos e professores, mas a família também, que é a base de tudo. Nós psicólogos sentimos a necessidade de trabalhar com esses pais, pois eles são as referências socioemocionais dessas crianças e muitas delas vêm sem referência ou bloqueados. Então, este projeto vai nos dar mais ferramentas e empoderamento para que possamos melhorar as condições socioemocionais dessas crianças, dos professores e dessas famílias. Será desafiador para nós!”, destacou o psicólogo.
Com a implantação do Projeto Gênios Educacionais, o cronograma prevê sete lições, distribuídas em um total de 20 aulas. Sendo assim, seria no mínimo uma hora de aula por semana para trabalhar todo o conteúdo didático. Além dos livros, os psicólogos terão à disposição uma plataforma online com diversos recursos como canções, histórias em quadrinhos, desenhos animados e poesias para interagir com os alunos.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.