Educação Alimentar planeja ações para estudantes com autismo
Serão desenvolvidas atividades sobre as necessidades alimentares dos alunos
Com a proposta de desenvolver atividades de educação alimentar para auxiliar no processo de alimentação dos alunos com espectro autista, os técnicos de Nutrição e Alimentação Escolar se reuniram para uma formação, nesta quinta-feira (18). O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), que fica no Centro de Maceió, e contou com a presença da professora do Atendimento Educacional Especializado, Anabel Fragoso e a mãe de dois alunos autistas da rede pública municipal de ensino, Michele Lima.
O encontro se dividiu em dois momentos. O primeiro com a atualização sobre as especificidades da alimentação das crianças com espectro autista, apresentadas pelas estudantes de nutrição, Délis Soares e Jayne Karla, que debateram junto aos outros técnicos, as novas atividades que vão poder auxiliar neste processo. Já o segundo momento foi dedicado às experiências vivenciadas por Anabel Fragoso e Michele Lima.
“Nós do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar percebemos o aumento de crianças com o espectro autista e isso tem um impacto muito grande na alimentação. Vamos trabalhar atividades pontuais, adaptando tudo a essas crianças, voltadas para a textura, cor e a própria consistência dos alimentos. Outro ponto importante que debatemos foi a presença dos pais nesse processo. É fundamental que a criança veja que os pais estão participando”, explicou a técnica e nutricionista da Semed, Doriane Lacerda.
Anabel Fragoso é professora do Atendimento Educacional Especializado da creche Ana Carolina Galina, localizada na Cidade Universitária. Ela explicou que apresentou conhecimentos fundamentais para a prática alimentar dos alunos.
“Neste momento trouxe todo o conhecimento prático que tenho com os alunos que apresentam o espectro autista, como a seletividade alimentar, o uso de mamadeira e a dificuldade em fazer algumas modificações. O momento foi muito rico, o material que as meninas utilizaram está bem atualizado e conseguimos casar todas as informações”, pontuou.
O encontro foi enriquecido pela experiência vivenciada por Michele Lima, que além de ser autista, também tem dois filhos que apresentam o espectro e estudam na creche Ana Carolina.
“Foi um momento excelente para falarmos sobre o autismo e conseguirmos ter mais ideias para auxiliar as crianças na educação especial, foi muito produtivo e eu estou muito contente. Espero que as práticas continuem, principalmente esses cuidados com a seletividade alimentar dos autistas. Trouxe um pouco das minhas experiências pessoais com gastronomia, direito e como pessoa autista, foi enriquecedor trazer o conhecimento, compartilhar e também aprender”, finalizou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.