Educação adere ao programa Um por Todos e Todos por Um
Iniciativa foi desenvolvida pela Controladoria Geral da União e terá início no ano letivo de 2023
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) aderiu, nesta segunda-feira (19), ao programa Um por Todos e Todos por Um, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. O objetivo é despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.
As experiências proporcionadas pelo processo de ensino-aprendizagem colaborativo são desenvolvidas em sala de aula e também por meio do ambiente virtual de aprendizagem com a participação de um educador, que pode contar com uma capacitação no programa, em formato EAD (plataforma AVAMEC).
O auditor federal de finanças e controle da CGU, Sergio Moraes Studart, explicou a importância de levar esse programa para as escolas da capital.
“A secretaria aderiu ao programa e hoje foi o encontro de apresentação do programa para os gestores escolares. Nós conseguimos trazer material suficiente para cada aluno da rede municipal de ensino. Agora cabe aplicarmos junto às escolas”, afirmou.
O material didático-pedagógico aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania e são alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados do 1º ao 5º ano. Há, ainda, materiais complementares como vídeos, tirinhas, histórias que podem ser usadas livremente pelo professor.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.