Edição especial da revista Saberes Docentes em Ação está no ar

Publicação da Semed apresenta 21 relatos de experiências docentes na Educação Básica em 2024

Janaina Farias/ Ascom Semed 06/02/2025 às 15:18
Edição especial da revista Saberes Docentes em Ação está no ar
Encontros formativos inspiraram relatos de experiências docentes. Foto: Cortesia

A Revista eletrônica Saberes Docentes em Ação pode ser acessada no link https://www.seer.ufal.br/index.php/sda. O periódico eletrônico é uma publicação semestral da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), cuja edição foi organizada pela professora-doutora Natércia Lopes; professora-doutora, Vera Pontes, professora-mestra Regina Buarque; e professor- especialista Romário Mendes.

Na 8ª edição especial, lançada no dia 31 de janeiro, a revista eletrônica traz 21 relatos de experiências docentes na Educação Básica em 2024, frutos do trabalho produzido em escolas e creches da rede pública municipal de ensino, por meio de encontros formativos.

A partir do dia 15 de fevereiro, a publicação também estará disponível para acesso no site da Prefeitura Municipal de Maceió, na aba Saberes Docentes.

“São experiências socializadas durante os encontros formativos. A metodologia ‘Eu Fiz e recomendo’ é uma forma de inspirar outros docentes. São experiências curriculares inspiradoras, porque são trabalhos que a gente lê e que inspira os demais profissionais da educação a fazerem também um trabalho diferenciado”, afirma a professora Regina Buarque.

Revista eletrônica apresenta experiências docentes na Educação Básica
Revista eletrônica apresenta experiências docentes na Educação Básica

Idealizada em 2015, a publicação reúne experiências curriculares envolvendo vários profissionais da escola, com destaques para diversos relatos de docentes da Educação Infantil, dos anos iniciais, como também partilhas inspiradoras dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação Especial.

Todo o trabalho foi orientado pela equipe de formadores da Coordenação-geral de Formação da Semed, que selecionou, analisou e auxiliou os autores nos ajustes necessários para deixar os trabalhos aptos à publicação, seguindo as normas da revista Saberes Docentes.

“Esse processo também se constitui em um momento formativo para nossos docentes, pois mostra que na Educação Básica, na escola pública, também se produz conhecimento. E esse é um dos principais objetivos da Saberes Docentes, formar uma rede de professores-pesquisadores na Educação Básica", destaca Regina.

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