Edição 20 do Sarau Cultural homenageia escritor e servidor da Educação

João de Oliveira, autor do livro "Memórias de um menino do interior", bateu um papo com o público

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 21/07/2022 às 13:18
Edição 20 do Sarau Cultural homenageia escritor e servidor da Educação

Com muita música, teatro e leitura, assim foi a 20ª Edição do Sarau Cultural, um projeto da Biblioteca Municipal Carlos Moliterno, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), realizada na manhã desta quinta-feira (21). Com o tema “Memórias do Interior”, o sarau homenageou o escritor João de Oliveira Filho, servidor da Semed e professor da rede municipal. 

João de Oliveira é autor do livro ‘Memórias de um menino do interior’, lançado em 2021, e em suas páginas trazem histórias de vivência e lembranças de sua infância em Chã Preta, interior alagoano. A obra também tem ilustrações produzidas pela psicóloga e artista, Raquel Fernandes de Araújo. 

A abertura do Sarau Cultural foi marcada por música e, em seguida,  de uma interpretação teatral de algumas memórias do livro, realizada pelas contadoras de história Meire Deise Santos e Márvia Júlia Lisboa. O momento divertiu e emocionou o público presente, bem como o homenageado, que não segurou a emoção. 

Em um bate papo com o público, João de Oliveira conta do orgulho em escrever e publicar suas lembranças de uma infância pobre no interior alagoano. “Minha origem pobre não me entristece, pelo contrário, me orgulha. Não vejo a pobreza como dificuldade, eu vejo como uma oportunidade de crescer e ser quem eu quero ser. Essas lembranças servem como reflexão para mim, para o hoje”, destacou o escritor.

A responsável pelas ilustrações da obra, Raquel Fernandes, agradeceu o carinho e o convite de João de Oliveira para criar as gravuras do livro. A psicóloga e artista revelou que o processo de criação a ajudou a lutar e vencer o câncer de mama, que descobriu à época.  

“Foi um desafio, porque quando ele me propôs fazer as ilustrações das história, eu descobri que estava com câncer de mama, então foi um momento de choque e dificuldade emocional. Mas cada história daquela que eu tinha que ilustrar, eu buscava forças dentro de mim e aí a depressão não chegou”, contou Raquel.

João de Oliveira é graduado em Comunicação Social e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas com pós-graduação em Administração escolar e Assessoria de Comunicação e Marketing. É autor dos livros: O espaço Geográfico do município de Chã Preta, 2003 e Memórias de um menino do interior, 2021.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.