Diretoria de Gestão Educacional define protocolo de volta às aulas presenciais

Redação 03/12/2020 às 14:46
Diretoria de Gestão Educacional define protocolo de volta às aulas presenciais

Protocolo define os rumos do retorno das atividades educacionais presenciais

Protocolo tem o intuito de garantir um retorno presencial seguro para os alunos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Diretoria de Gestão Educacional e suas respectivas Coordenadorias, define normas e procedimentos para o retorno das atividades educacionais presenciais nas escolas da rede municipal de Maceió. O protocolo pedagógico de retorno às aulas tem como objetivo orientar e subsidiar as unidades de ensino na retomada das aulas presenciais.

Segundo o Diretor de Gestão Educacional da Rede Municipal de Ensino, Roberval Ferreira da Silva, os procedimentos têm como base os documentos normativos e os pareceres do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Maceió. “O protocolo pedagógico de retorno às aulas irá contribuir significativamente para o planejamento educacional/escolar no retorno das atividades presenciais com o peculiar processo de acolhimento necessário nesse contexto de pandemia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.934/1966), define os marcos educacionais constituídos que respalda a materialização das práticas educativas nos sistemas e redes de ensino”, destaca.

Para a Coordenadora Geral de Ensino Fundamental, Maria José Alves Costa, o foco do documento visa o enfrentamento das vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da rede pública de ensino. “Considerando as etapas e modalidades de ensino ofertadas, este protocolo, está organizado com os seguintes tópicos, seguidos por respectivos sub – tópicos: marcos educacionais vigentes, acolhimento, avaliação das aprendizagens, plano de recuperação das aprendizagens, formação continuada, gestão pedagógica e reorganização do calendário escolar”, afirma.

A coordenadora destaca também a necessidade da efetiva reflexão com os estudantes no processo de acolhimento. “É importante frisar todo o contexto vivenciado por eles e suas famílias, ajudá-los a compreender de uma forma clara e serena, a dinâmica de mundo com pandemia e pós-pandemia e as consequências para a humanidade trazidas por práticas sociais desordenadas e devastadoras, expressando um panorama real, de forma dialógica, com uma linguagem apropriada e oportunizando também a escuta das diferentes falas emanadas pelos estudantes”, ressalta.

De acordo com o documento elaborado, a gestão pedagógica abrange todo o processo educativo e todas as demais esferas de atuação do gestor, pois devem estar a serviço da dimensão pedagógica de seu trabalho, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos e o desempenho dos professores.

João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

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