Diretores escolares se reúnem para apresentar propostas para melhoria da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Cursos profissionalizantes fazem parte da oferta para diminuir a taxa de evasão da EJAI
Buscando maneiras de reduzir a evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), diretores das escolas que ofertam essa categoria de ensino se reuniram, nesta terça-feira (22), na sede da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para discutir propostas voltadas para o combate à evasão escolar nesta etapa de ensino.
Entre as propostas pedagógicas apresentadas estavam a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a otimização do tempo de duração de cada turma e a oferta de cursos profissionalizantes para os alunos.
Na fala de abertura da reunião, a diretora de gestão educacional, Tânia de Almeida e representante da Secretaria Municipal De Educação (Semed), evidenciou o objetivo da reunião.
“O grande objetivo desse encontro é mobilizar toda a equipe de diretores e coordenadores da EJAI para minimizar os índices de reprovação e de evasão dessa categoria de ensino. Muitos entram e não conseguem concluir os estudos, mas para isso nós nos unimos para construir uma EJAI mais atrativa onde o aluno tenha gosto de permanecer na escola e construir seu projeto de vida”, disse Tânia de Almeida.
O coordenador da EJAI, Ricardo Maciel, explicou que o plano de ação foi pensado para diminuir a taxa de evasão e otimizar o aprendizado dos alunos.
“Nosso plano de ação busca garantir a presença dos alunos na sala de aula. Para isso nós propusemos a inserção de cursos profissionalizantes, algo que nossos alunos já pediam a bastante tempo. Com isso nós queremos além de prepará-los para a educação, preparar também para o mercado de trabalho”, concluiu Ricardo Maciel.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.