Diretoras de creches e escolas municipais recebem instruções sobre segurança alimentar

Encontro teve o objetivo de apresentar boas práticas na manipulação de alimentos e os pontos principais do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 26/09/2022 às 13:37
Diretoras de creches e escolas municipais recebem instruções sobre segurança alimentar
Capacitação ocorreu nesta segunda-feira (26) no auditório da Semed. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Diretores de creches e escolas municipais da rede de ensino estiveram presentes, nesta segunda-feira (26), no auditório Paulo Freire, localizado na sede Secretaria Municipal de Educação (Semed), para mais um dia de formação continuada. O encontro teve o objetivo de apresentar as boas práticas do serviço de alimentação escolar e os pontos principais da Resolução 6 de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na capacitação foram apresentados assuntos referentes aos procedimentos que envolvem a manipulação adequada dos alimentos, as instruções para evitar contaminação de produtos, a preparação dos alimentos, o devido armazenamento, higienização, as características das Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTAs), entre outros.

Além dos gestores, estiveram no auditório as equipes do setor de Nutrição e Alimentação Escolar e da Coordenadoria Geral de Administração (CGA), da Semed. Bárbara Morgana e Rayane Carvalho foram as responsáveis pela palestra.

Coordenadora do setor de nutrição da Semed, Rafaela Pessoa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Coordenadora do setor de nutrição da Semed, Rafaela Pessoa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Para Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de nutrição, este encontro é uma continuação do que já vem sendo realizado e que serve como apoio aos diretores das unidades.

"Somos parceiros deles. Nós estamos aqui para orientar de que forma deve ser feito, e junto com os gestores e outros setores, trazer qualidade para os estudantes. As gestoras são multiplicadoras de conhecimento e estão diariamente em contato com os alunos e seus pais", disse Rafaela.

Proporcionar conhecimento sobre boas práticas nos serviços de alimentação escolar e sobre a resolução 6 de 2020 para essas gestoras que são multiplicadoras de conhecimento e que estão diariamente em contato com alunos e pais de alunos matriculados nas escolas municipais.

Rayane Carvalho foi uma das palestrantes do evento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Rayane Carvalho foi uma das palestrantes do evento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Rayane Carvalho trabalha no setor de nutrição e foi uma das palestrantes. Ela acredita que essa capacitação é interessante para os gestores também participarem efetivamente da alimentação escolar.

"A alimentação não é só responsabilidade do manipulador de alimentos, do merendeiro, é também responsabilidade do gestor, de quem manipula o produto, de quem recebe o alimento. É todo um processo e envolve muitas pessoas. Essa capacitação é importante para tornar esse gestor nosso aliado na questão da segurança alimentar e nutricional", afirmou.

Diretora da escola Arnon Affonso de Farias Melo, Lucrécia Falcão também estava presente no auditório. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Diretora da escola Arnon Affonso de Farias Melo, Lucrécia Falcão também estava presente no auditório. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Logo após a palestra, houve um momento de interação entre os presentes e as equipes. Os gestores relataram as dificuldades encontradas nas unidades, as ações positivas realizadas no ambiente escolar e também tiraram dúvidas.

A diretora da Escola Municipal Arnon Affonso de Farias Melo, Lucrécia Falcão, revelou que a capacitação tem o poder de fazer com que todos estejam unidos e por perto para dar o melhor para os estudantes.

"Precisamos estar sempre alinhados com todos, inclusive com o merendeiro da escola, para que a gente possa dar um melhor serviço de qualidade nutricional aos nossos alunos. Isso tudo impacta na saúde do aluno, porque estarão bem alimentados e prontos para o estudo", declarou a diretora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.