Dia Nacional do Escritor: Educação destaca trabalhos desenvolvidos por servidores

Trabalho de escrita dos professores da rede municipal inspira comunidade escolar

Karine Pedrosa (estagiária) / Ascom Semed 25/07/2022 às 08:00
Dia Nacional do Escritor: Educação destaca trabalhos desenvolvidos por servidores
Professor Dilson. Foto: Arcevo pessoal.

Responsáveis por marcantes histórias na educação, docentes da rede municipal de Maceió contribuem de maneira atuante com a escrita. Com o sonho de transformar a realidade educacional, professores da rede se unem com o único propósito: escrever para serem ouvidos.

Comemorado nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Escritor traz um conjunto de experiências e valores importantes para a educação do país. A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), destaca e evidencia a importância que os profissionais têm para a educação da capital.

Para o secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, a rede conta com valorosos profissionais. ’’Esses colaboradores exercem de maneira ativa o seu papel na sala de aula. Este dia é muito importante para todos que tem o compromisso com a educação, e principalmente para aqueles que produzem e praticam a escrita, assim como participam diretamente no processo de aprendizado dos alunos", destacou.

Experiência

Desenvolvendo diversas habilidades, a escrita surge como um processo transformador de comunicação. O ato de escrever para alunos e colegas dos profissionais vem ganhando popularidade e destaque entre os professores da rede, que além da sala de aula também utilizam a escrita como uma ferramenta de bem-estar.

Os educadores Dilson Costa, Tâmara Batista e Maria Auxiliadora são alguns exemplos. Esses professores servem de inspiração para a educação, contribuindo de maneira positiva para o município, e sobretudo para seu autodesenvolvimento.

Empreendedorismo

Há 15 anos como professor efetivo da Semed, Dilson Costa Neves atua com as turmas do Ensino Fundamental e EJAI na Escola Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. O profissional é coautor do livro "Coaching Para Líderes Empreendedores" e compositor de músicas infantis, com o CD Gente é pra Brilhar. Dilson destaca seu relacionamento com a escrita e leitura, com o universo da educação e dos reflexos na comunicação.

"Minha relação com a escrita e com a leitura vem de longas datas. O público alvo do livro são os educadores e tem como foco desenvolver as habilidades e ter competências educacionais. Com isso, podemos atuar e impactar a sociedade de maneira benéfica e significativa no sentido de ajudar os estudantes e os professores nessa relação de protagonismo’’, explicou o professor.

Além de seus trabalhos como escritor, Dilson também produz conteúdo em outros meios, como o podcast Divino Cast, que tem como foco estudantes, um canal no Youtube que trabalha temas ligados à cultura, religião, educação e coaching. O educador também participou do Projeto Rádio Escola Semed Maceió, onde gravou aulas tendo como plano de fundo a arte de contar histórias (storytelling).

Histórias Infantis

Autora das histórias infantis A Trança e Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite, a professora Tâmara Batista trabalha com os alunos da educação infantil, habilidades físicas e sociais por meio de seus contos.

Professora Tâmara Batista. Foto: Arcevo Pessoal.
Professora Tâmara Batista. Foto: Arcevo Pessoal.

Atuando há mais de 2 anos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Senhora da Guia, no bairro do Trapiche da Barra, a professora conta que tem escrito histórias infantis que possibilitam trabalhar com propostas educativas para as crianças. Com isso promove experiências com o foco em seus desenvolvimentos, e explora o contato com diversas habilidades, contemplando os objetivos da Rede Municipal de Educação de Maceió.

Tâmara fala da sua experiência pessoal e profissional diante da escrita. ‘’Escrever me proporciona auto conhecimento e conhecimento de mundo. O que me inspira na escrita são as emoções, o que eu sinto diante das situações. É terapêutico, especialmente, se for à mão", disse a educadora.

Identificar para intervir

Maria Auxiliadora, professora do 4º ano na Escola Municipal Brandão Lima, no bairro do Pinheiro, publicou um artigo na revista eletrônica de educação da Semed. Com isso, conseguiu unir duas paixões: escrever e ensinar. A publicação da professora tem como base a discalculia, transtorno de dificuldade na aprendizagem de Matemática. O texto identifica e auxilia no processo de aprendizagem para que o problema possa ser compreendido e minimizado, lapidando de maneira tangível o aluno em questão.

Há mais de 4 anos na casa todos a chamam carinhosamente como Tia Cida. A professora conta que conserva a prática de escrever graças ao projeto Professor Pesquisador na educação básica, desenvolvido pela Semed.

Maria Auxiliadora, professora do 4º ano na Escola Municipal Brandão Lima. Foto: Arcevo Pessoal.
Maria Auxiliadora, professora do 4º ano na Escola Municipal Brandão Lima. Foto: Arcevo Pessoal.

“Foi um incentivo ímpar aos professores da rede para a socialização das práticas vivenciadas por seus profissionais e também a possibilidade de reflexões acerca de temáticas emergenciais para a prática educativa, culminando na produção da Revista Saberes Docentes em Ação, a qual participei com muito gosto da última edição com o artigo: “Discalculia: identificar para intervir”, disse Cida.

Revista Saberes Docentes em Ação

Além dos professores, a Secretaria Municipal de Educação também possui uma revista eletrônica de educação produzida por docentes da rede pública de ensino. A revista é uma ação que existe há sete anos e é desenvolvida por servidores da Secretaria, e de profissionais de outras instituições educacionais.

A publicação ocorre a cada semestre do ano e tem como objetivo a estimular a produtividade e o apontamento de experiências curriculares, trazendo assim, reflexões pedagógicas.

Com formato de artigo científico, a respeito de diferentes temáticas, a revista favorece a melhoria do fazer docente e do processo de aprendizagem e ensino dos estudantes da educação básica.

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