Dia Mundial do Rock: alunos da EJAI vão à apresentação musical no Teatro de Arena

Cerca de 50 alunos participaram da ação; alguns entraram pela primeira vez em um teatro

Jamerson Soares/Ascom Semed 13/07/2023 às 23:41
Dia Mundial do Rock: alunos da EJAI vão à apresentação musical no Teatro de Arena
Projeto foi realizado na semana em que é comemorado os 51 anos do Teatro de Arena. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

O arrepio e a emoção tomaram conta do tablado e da plateia do Teatro de Arena, em Maceió, nessa quinta-feira (13), Dia Mundial do Rock. Cerca de 50 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Escola Lenilto Alves, localizada no Jacintinho, prestigiaram uma apresentação musical que teve como base os clássicos da inconfundível Rita Lee.

A ida dos alunos faz parte do projeto "Mandala Pró-Cultura", idealizado e realizado pelo setor de Ação Cultural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo da ação é incentivar a integração desses estudantes à cultura e à identidade local, estimulando a sensibilidade e a aprendizagem.

Interpretando os grandes sucessos da rainha do rock brasileiro, a cantora Wilma Araújo esbanjou presença de palco e simpatia com a intensidade das composições. Ela foi acompanhada pelos musicistas Ricardo Lopes e Victor Lira. A energia e a presença de Rita Lee também foram sentidas ao serem tocadas as músicas "Ovelha Negra", "Desculpe o Auê" e "Mania de Você", o que fez com que os estudantes vibrassem com gritos e aplausos.

Muitos da animada turma estavam indo pela primeira vez ao teatro. "É incrível o teatro, é a primeira vez na vida e estou achando incrível aqui, é muito legal. Gostei de vir prestigiar com os colegas. Eu faço desenhos, quero ser tatuador profissional. Acho que foi um dom que Deus me deu. Por ser artista, me identifiquei muito com o que vi aqui no palco", disse Darlison da Silva, de 17 anos, aluno da escola Lenilto Alves.

Outra aluna que também teve a oportunidade de assistir a um espetáculo no teatro foi Maria de Fátima Santos, de 49 anos. Ela contou que essa noite a marcou para sempre. "Oportunidade eu tive, mas eu nunca fui interessada em ver essas coisas. Fui uma pessoa que era só do trabalho e para casa. Aí entrei na escola Lenilto Alves e tive essa oportunidade de passear, e estou gostando demais. Já entrei no teatro para fazer a formatura da minha sobrinha, mas pra assistir assim é a primeira vez. É tudo muito bonito", relatou, emocionada.

A vice-diretora da unidade escolar, Mary Cristine, destacou a relevância educacional quando os estudantes são levados para os equipamentos culturais da cidade.

"Para nossos alunos é muito enriquecedor porque muitos deles nunca viram um teatro. Então, é muito gratificante. É uma alegria muito grande que eles sentem. E não é apenas um passeio, é um passeio cultural, eles estão aprendendo um pouco da nossa história e da cultura local. É uma parte muito rica para a aprendizagem e a formação deles", afirmou.

Para o técnico do setor de Ação Cultural da Semed, Jorge Félix, que estava acompanhando a turma, é primordial que a arte e a cultura sejam fomentadas no dia a dia escolar desses alunos.

"A escola é um meio pelo qual a gente aproxima as pessoas da arte e da cultura. E isso deve ser sempre fomentado. Esses passeios acabam criando dúvidas fazendo com que eles pesquisem, estudem cada vez, os livrando cada vez da ignorância que, muitas vezes, os toma de forma avassaladora. Então, é necessário que eles continuem sendo sempre estimulados a consumirem a cultura local", concluiu.

"Mandala Pró-Cultura"

O projeto Mandala Pró-Cultura aconteceu entre os dias 11 e 14 de julho, semana em que é comemorado o aniversário de 51 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, um dos maiores e mais longevos teatros intimistas de Maceió. Nele, já passaram diversos artistas e intelectuais, como Aurélio Buarque de Holanda, Linda Mascarenhas, Homero Cavalcante, entre outros.

Uma das principais finalidades do projeto é promover a apreciação e o estudo de campo da produção cultural, através de visitas educacionais aos equipamentos culturais da cidade, aproximando os estudantes das diferentes manifestações artísticas, entre elas, o teatro, dança e a música.

Cerca de 200 estudantes da EJAI de quatro escolas municipais participaram do projeto. Nesta sexta, a Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim levará os alunos da EJAI para assistirem ao espetáculo "MC Tribo", do artista Nando Rozendo.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.