Dia do Oceano: alunos da rede municipal aprendem a preservar meio ambiente em sessão de cinema

Iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Educação para celebrar Mês do Meio Ambiente

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 08/06/2022 às 12:16
Dia do Oceano: alunos da rede municipal aprendem a preservar meio ambiente em sessão de cinema
Sessão de cinema na Escola Nosso Lar I. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Alunos das escolas municipais Nosso Lar I e José Bandeira, ambas da Ponta Grossa, participaram de sessão de cinema nesta quarta-feira (8), data em que se comemora o Dia do Oceano. Os estudantes assistiram a série de animação 'Mar à Vista', produzido pela UFAL e pelo Programa Ecológico de Longa Duração da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais Alagoas (PELD APACC-AL).

A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Educação para a celebração do Mês do Meio Ambiente. A animação 'Mar à Vista', exibida no Auditório da Escola Nosso Lar, explora diversos pontos acerca da preservação e, principalmente, sobre a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que fica em Alagoas e Pernambuco. 

Assistente da ação, Dâmaris Soares. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Assistente da ação, Dâmaris Soares. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Através do desenho animado, as crianças também aprenderam sobre biodiversidade, ecossistema, estuário, recifes de coral entre outros conceitos abordados de maneira lúdica na animação. A assistente da ação, Dâmaris Soares, falou sobre o trabalho de conscientização realizado com as crianças. 

“Por ser o Dia do Oceano, a ideia foi trazer episódios do 'Mar à Vista', que é um desenho de educação ambiental de cultura oceânica e passar isso pra eles de forma lúdica e divertida, além de conscientizá-los sobre a saúde do oceano e sobre a preservação dele para o futuro”, destacou a estudante de biologia. 

Após a exibição, os alunos receberam desenhos com a temática Meio Ambiente para colorir. Jarison, de 10 anos, é aluno do 4º ano da Escola Municipal Nosso Lar I. Ao caprichar nas cores, o estudante contou sobre o que aprendeu com a animação. “Foi muito bom o filme e eu aprendi que não se pode jogar lixo no mar”, afirmou o garoto.

A professora do Jarison do 4º ano, Simone Santana, destacou a importância da iniciativa, principalmente, porque os alunos da escola residem na orla lagunar.

“É muito importante essa atividade porque eles moram aqui próximo à lagoa Mundaú e eles precisam ter essa visão da importância da preservação do meio ambiente. É um alinhamento do que a gente já trabalha com eles na sala de aula”, pontuou a educadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.