Dia do Assistente Social: profissionais destacam atuação na garantia de direitos dos alunos da rede municipal

O 15 de maio é dedicado aos profissionais de Serviço Social

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 15/05/2023 às 11:34
Dia do Assistente Social: profissionais destacam atuação na garantia de direitos dos alunos da rede municipal
Profissionais atuam nas resoluções de conflitos e luta dos direitos de mais de 55 mil alunos. Foto: Itawi Albuquerque /Secom Maceió

Esta segunda-feira, 15 de maio, é marcada pelo Dia do Assistente Social. Em Maceió, os trabalhadores do Serviço Social atuam, diariamente, na ponta da Secretaria de Educação através da resolução de conflitos e na luta pela garantia dos direitos básicos dos mais de 55 mil estudantes.

Atualmente a Secretaria Municipal de Educação possui 83 assistentes sociais atuando nas instituições de ensino da rede no combate à evasão escolar e na defesa das crianças, adolescentes e profissionais da educação. A comunidade da Escola Municipal Padre Pinho, da Cruz das Almas, conta com a experiência e o empenho de Silmara Mendes, assistente social da rede.

“Conhecer a realidade de uma escola pública do município e saber que há possibilidades quanto assistente social de trabalhar aluno, família e profissionais da educação, sabendo que aqui será plantado um fruto. Para mim é um orgulho, quero contribuir e conhecer mais da educação básica, e entender um pouco mais, contribuindo sempre para que haja uma educação de qualidade, pública e que garanta esse direito tão importante”, revelou.

De acordo com ela, o trabalho do assistente social nas instituições de ensinos públicas precisam estar alinhados com os profissionais da educação.

“É importante dizer que o trabalho do assistente social não é um atendimento apenas individual ou coletivo, é um atendimento que envolve a família, comunidade escolar, os trabalhadores da educação. Há necessidade de um trabalho em equipe em que este aluno ou aluna possa colher frutos de uma contribuição na formação de um cidadão e cidadã, em que todas as pessoas envolvidas na educação estejam preparados para isso”, afirmou Silmara.

A Lei 13.935/2019 determinou a inclusão obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social em redes públicas de educação básica, após duas décadas de luta da categoria para a inserção dos profissionais na Educação.

Regina Célia é assistente social da rede e faz parte do setor de Serviço Social da sede. Ela fala das iniciativas que buscam minimizar a evasão escolar e outras questões sociais nas escolas e creches do município.

“O setor do Serviço Social sentindo a necessidade de contribuir para minimizar e agir nas expressões sociais que advém da infrequência e a evasão escolar, teve a iniciativa de criar o Projeto Presença, tendo interlocução com o Programa Bolsa Família no aspecto da condicionalidade da educação. O Projeto Presença também será utilizado como estratégia para subsidiar o Programa Busca Ativa Escolar do UNICEF”, explicou.

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