Dia das crianças: iniciativas da Educação de Maceió impulsionam aprendizagem de jovens talentos nas escolas

Rede pública municipal de ensino conta com crianças que se destacam por meio de projetos pedagógicos

Julita Bittencourt/Ascom Semed 12/10/2023 às 09:30
Dia das crianças: iniciativas da Educação de Maceió impulsionam aprendizagem de jovens talentos nas escolas
Aluna escritora da rede pública de ensino municipal. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A escola é o lugar que garante os direitos básicos às crianças, como proteção, educação, alimentação, lazer, esporte, cultura e cidadania. Entendendo a importância delas como sujeitos de direito, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) tem desenvolvido ações que asseguram os pilares básicos para o desenvolvimento socioemocional e educacional dos pequenos.

Neste dia 12, data em que se celebra o Dia das Crianças, a Semed também comemora o desempenho de alguns estudantes de Maceió, que se destacaram por meio de iniciativas da gestão. Uma dessas ações é o projeto VaLER a Pena, que por meio do incentivo à leitura e produção de texto, revelou uma jovem e promissora escritora.

Com apenas 9 anos, Lorrany Tiffany da Silva, da Escola Municipal Eulina Alencar, localizada no Jacintinho, produz suas próprias histórias e as apresenta em cadernos artesanais. Apesar da pouca idade, Lorrany narra bem os fatos e as inspirações que a motivam a escrever. Suas histórias consistem em transformar momentos do cotidiano, especialmente objetos, em coisas vivas e falantes.

“Quando eu tinha 5 anos comecei a ler e a escrever. Criei as histórias quando não tinha nada para fazer, peguei os papéis, dobrei e montei os livrinhos”, revelou a pequena que transforma a imaginação em contos de fadas, fábulas, aventuras, fantasias", revela.

Inclusão

Acessibilidade e inclusão são direitos também assegurados pela Semed por meio de suas ações pedagógicas. Com apenas 6 anos, Lorena Farias, aluna da Escola Municipal Olavo Bilac, no Feitosa, é um exemplo de dedicação e superação para outras crianças.

Lorena nasceu com uma cardiopatia grave, sofreu sete paradas cardíacas, passou por um transplante de coração e enfrenta dificuldades motoras devido à paralisia cerebral, sequela de uma das paradas cardíacas.

Nas redes sociais, a pequena encontrou um jeito de compartilhar e encantar os milhares de seguidores com sua rotina de estudos e lazer ao lado de colegas de escola e familiares.

A rede municipal de ensino de Maceió conta, hoje, com 3. 541 estudantes especiais, que possuem algum tipo de deficiência, como é o caso de Lorena. Nas unidades escolares, são mais de mil profissionais de apoio escolar que atuam diretamente com esses alunos e 96 salas de recursos multifuncionais.

Larissa Farias, mãe de Lorena, conta como é importante a acessibilidade e inclusão do ensino municipal para sua filha. “Fico extremamente feliz com a garantia de direitos iguais a crianças com necessidades especiais, como é o caso de Lorena. Sou grata pelo trabalho da Prefeitura de Maceió, pois percebo que nem as escolas particulares do município possuem um trabalho tão satisfatório com as crianças com necessidades especiais”, ressalta.

Denize Padilha é psicopedagoga do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e acompanha a pequena Lorena na escola. Ela conta que desde o início a menina abraçou a escola e tem, todos os dias, com muita alegria, se esforçado para aprender. “Desde o início, ela foi abraçada por todos, sempre de bom humor com sorriso no rosto. Ela sempre procura participar de todas as atividades na sala de aula, do AEE e educação física. Apesar das suas limitações, ela quer sempre fazer as atividades de coordenação como pintar, desenhar, montar, entre outras sozinhas”, destaca.

A profissional explica como o trabalho é desenvolvido com Lorena na Sala de Recurso Multifuncionais. “As dificuldades dela, no geral, são motora e na fala, mas faz amizade com facilidade, tem muita coerência no que diz, é muito observadora, educada e agradável conquistando todas as pessoas em sua volta. Como o comprometimento dela é motor, o trabalho desenvolvido na sala de aula é mais com a oralidade, mesmo assim ela participa de todas as atividades com o jeitinho dela”, pontua Denize.

Olimpíadas

Da literatura às ciências exatas, a rede pública municipal de ensino tem alunos destaques em todas as áreas. Na Escola Municipal Pompeu Sarmento, o aluno 6º ano, Esdras Pereira da Silva Santos, 11 anos, tem conquistado as maiores notas da unidade em olimpíadas de conhecimento, em nível nacional.

Recentemente, o pequeno Esdras atingiu a maior nota da Pompeu Sarmento na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico. “Só tenho a agradecer meus professores que estão me ensinando nesses últimos três anos. A satisfação é grande e a alegria também”, comemora o estudante.

Esdras, além da maior nota da escola, também conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, sendo ele o único medalhista da Pompeu Sarmento este ano.

Como forma de incentivo, o aluno deixa um recado para os colegas. “Não tenham medo. Façam as olimpíadas e estudem muito respondendo muitas questões. É errando que se aprende”, incentiva Esdras.

Outubro recheado

Todos os dias de outubro estão sendo o Dia das Drianças na rede pública municipal de ensino. A Semed, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), levou quase três mil estudantes para conhecer diversos estabelecimentos da capital através da 9ª Semana Solidária da Criança.

Além de um passeio pela gastronomia local, as crianças se divertiram e brincaram por meio de ações socioculturais. Este ano, mais de 50 estabelecimentos gastronômicos aderiram à iniciativa.

Já nesta quinta-feira (12 ), mais de 250 crianças que estudam nas unidades de ensino municipais vão pular, cantar e se divertir no show da banda Ratimbum, na Arena da Alegria, montada no Parque Shopping Maceió, no bairro Cruz das Almas.

A iniciativa é uma parceria da Semed com o Celebration Kids e, ao todo, levará alegria e diversão a cerca de 400 crianças, da Educação Infantil e dos 1⁰ e 2⁰ anos do Ensino Fundamental, acompanhadas de seus responsáveis.

No domingo (8), cerca de 150 crianças participaram do show do Gato Galactico, que é um sucesso entre a criançada e muito conhecido na internet.

A diretora Especializada de Gestão Educacional, Juliana Caeht, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “É um resgate da cidadania. São coisas que parecem tão simples, mas que são grandiosas para elas. Então só temos a agradecer por essas parcerias”, frisa.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.