Dia da Mulher: Professora usa arte para ajudar alunos a se expressarem

Redação 08/03/2021 às 16:17
Dia da Mulher: Professora usa arte para ajudar alunos a se expressarem

Professora ensinou arte através de vídeos e interações online

Professora Roberta Accioly durante um de seus vídeos (arquivo)

Durante a pandemia, várias pessoas pensaram formas de trazer e manter os alunos focados na aula online. Uma delas é a professora Roberta Accioly, mulher inspiradora e professora de artes da Escola Municipal Arnon Afonso Farias De Melo. Através de sua vivência como artista multifacetada, ela teve a ideia de utilizar vídeos para interagir e estimular a expressão da arte de maneira remota.

A professora tem uma longa relação com a arte, e desde de criança respira o ambiente artístico. Roberta é filha de Eudora Accioly, que assim como ela, era uma grande artista. Cresceu vendo a mãe restaurar, pintar, criar e cantar, e levou isso como inspiração para sua vida.

Toda essa vivência com arte a fez ter uma sensibilidade na forma de ver as coisas e enxergar a arte como uma função bem especial: a de se expressar. “A arte é infinita e reflete a nossa realidade. Por isso, ela é uma expressão de nossas vidas”, diz a professora.

Professora fazendo uma de suas obras (arquivo)

Em suas aulas, a professora criava dinâmicas que envolviam os alunos, explorava o potencial artístico de cada um deles e explicava a essência da disciplina. “A aula de artes era uma aula em que muitos não queriam participar, pois consideravam menos importante. Para mudar isso, precisei dar para o meu aluno fundamentos da arte junto com outras disciplinas, e através dessa interdisciplinaridade, explicar que a arte retrata o que está acontecendo na história do mundo”, comenta a professora.

Contudo, após o avanço da pandemia, Roberta teve que se adaptar ao novo momento durante a realização das aulas remotas. No início, ela sentiu dificuldade em atrair os alunos para as aulas, pois muito deles estavam desmotivados com o momento. “No início, vi muitos alunos desmotivados durante as aulas remotas. Não via participação e interação deles, e muitas vezes davam um ‘oi’ só pra ficar com presença e logo depois sumiam”, explica Roberta.

Essa situação a levou a pensar em novas estratégias que pudessem trazer de volta e manter os alunos na aula, utilizando as mídias que tinham à disposição. “Durante as aulas remotas, fiquei pensando como chamar a atenção do aluno. Daí comecei a criar vídeos com aulas de empreendedorismo, decoupage, pintura em tecidos, e vários outros conteúdos interativos. Com isso, eles foram ganhando confiança e até expondo seus trabalhos de casa”, diz a professora.

As aulas de arte da professora foram destaque na escola e serviu de grande incentivo no momento de pandemia. Através da arte, Roberta conseguiu mobilizar seus alunos e fazê-los aprender e expressar o mundo ao seu redor, mesmo que em suas casas. “Era uma necessidade do aluno que foi atendida de forma remota. Entendo que se o aluno está participando, ele está ganhando, pois está recebendo reconhecimento. E na arte, tudo é possível, basta jogar pra fora todo o sentimento de alguma forma”, revela.

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.