Cultura, ciência e literatura marcam a abertura do Educar é Massa em Maceió

Bairro histórico de Jaraguá vai receber milhares de pessoas durante o evento nos dias 22 e 23 de novembro

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 22/11/2022 às 13:55
Cultura, ciência e literatura marcam a abertura do Educar é Massa em Maceió
Milhares de alunos das escolas municipais participam do Educar é Massa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Milhares de alunos da rede municipal de Maceió marcaram presença na abertura do Educar é Massa, nesta terça (22), no histórico bairro de Jaraguá. O evento, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está reunindo as práticas exitosas desenvolvidas nas escolas públicas municipais, além de ofertar oficinas inclusivas, palestras, apresentações culturais, feira literária, entre outras atividades.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Educação da capital, José Neto, da secretária-adjunta, professora Emília Caldas, do secretário de governança, Rogério Lima, e da diretora de gestão educacional, Tânia Almeida. 

“O Educar é Massa é um evento que veio pra ficar. Vamos trabalhar para colocá-lo no calendário oficial da Educação. É um momento de muita interação e alegria”, afirmou José Neto.

Tânia Almeida enfatizou a alegria de reunir os profissionais, alunos e seus trabalhos desenvolvidos. “Educação é movimento, é vida. Então, estamos aqui hoje socializando as práticas pedagógicas dos nossos professores e trazendo nossas crianças, jovens e adultos pra cá”, destacou.

Na Praça Dois Leões, o principal polo do Educar é Massa, teve apresentações culturais durante a abertura. Crianças da creche municipal São Sebastião, do Prado, dançaram coco de roda e os alunos da Escola Municipal Haroldo Costa, do Salvador Lyra, cantaram para o público.

Luiz Octavio, 10 anos, da Escola Municipal Brandão Lima, do Benedito Bentes, prestigiou o momento. “Está muito bom. Gostei da apresentação e o melhor é poder dançar”, disse.

O primeiro dia do evento contou com a presença de mais de 3 mil alunos de todas as modalidades, Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). 

As atividades e apresentações culturais estão ocorrendo simultaneamente nos três polos, sendo eles: Praça Dois Leões, Armazém Uzina, Praça da Liberdade (ao lado do Museu da Imagem e do Som).

Na Praça Dois Leões, no stand da coordenadoria-geral de Educação Especial, estão sendo ofertadas oficinas inclusivas. Alunos da Escola Luiza Suruagy, do Ouro Preto, participaram de uma oficina de escultura com massas de modelar ministrada por alunos autistas da rede municipal.

Levi Gabriel, 8 anos, do 2º ano da escola, revelou o que achou da atividade. “Gostei de usar a massinha de modelar. Aprendi a fazer animais e o que eu mais gostei foi de fazer um tubarão”, contou.

No Educar é Massa também tem stands da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A Escola Municipal Higino Belo, localizada no Farol, é uma das unidades que está expondo as produções textuais produzidas. 

Heloísa de Oliveira, 10 anos, do 5º ano, escreveu um lindo poema sobre as belezas de Maceió. Ela que é natural de São Paulo colocou em versos sua admiração pela capital alagoana. 

A estudante falou da alegria de estar expondo o trabalho. “Muito legal quando as pessoas veem e falam que adoraram. Porque cada um de nós aqui fizemos esforços. A escola é pra estudar, mas quando a gente sai pra esse tipo de coisa é melhor ainda porque a criança se diverte e aprende mais coisas”, afirmou Heloísa.

Entre as iniciativas que compõem o Educar é Massa estão a 2ª Mostra de Culturas Infantis, a 1ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, 1ª Feira de Empreendedorismo e a 1ª Mostra  de Desenhos e Fotografias, ambas da da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e o 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes.

Na Praça da Liberdade o primeiro dia de programação foi recheada de cultura e literatura. O público participou de contação de histórias, oficina de poesias vivas (Sarau), além de funcional kid e zumba, oficina de jogo de prego entre outras atividades culturais. 

Armazém Usina abriga a  2ª Mostra de Culturas Infantis e o 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Armazém Usina abriga a 2ª Mostra de Culturas Infantis e o 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Já o Armazém Usina está sendo o palco da 2ª Mostra de Culturas Infantis e do 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes. O público participou de palestras, mesas redondas acerca das temáticas que envolvem a Educação Infantil e a Formação Pedagógica. O local também conta com espaços interativos para as crianças das creches municipais. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.