Cultura, arte e conhecimento ganham as ruas do Vergel do Lago

Com palestras, atividades culturais e oficinas, Flivergel reafirma compromisso da Prefeitura com o bairro

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 29/04/2022 às 14:18
Cultura, arte e conhecimento ganham as ruas do Vergel do Lago
Estudantes da rede municipal de ensino participaram da Flivergel. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

As ruas do Vergel do Lago foram ocupadas de alegria, literatura e aprendizado nesta sexta-feira (29), com a Festa Literária do bairro, no segundo dia da Flivergel. Após um show de abertura que embalou as ruas, a Prefeitura de Maceió levou palestras, autores e atividades para os estudantes da rede municipal de Educação e para a comunidade.

A abertura do evento, na quinta-feira (28), contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Rogério Lima, de Assistência Social, Carlos Jorge e do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Lyra, além de coordenadores e diretores das pastas.

Abertura contou com presença do secretário municipal de Educação, Rogério Lima. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Abertura contou com presença do secretário municipal de Educação, Rogério Lima. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O homenageado da edição foi o professor Edson Bezerra, autor do Manifesto Sururu, que esteve presente na solenidade. "Por muitos anos, o Vergel foi um bairro esquecido, que era tido como um lugar sem harmonia, sem amor. Hoje, vemos o olhar de cada um de vocês brilhando aqui e isso é muito gratificante. Serão dias de cultura, diversão e lazer para o Vergel do Lago”, disse Rogério Lima na ocasião da abertura.

A programação buscou contemplar estudantes de todas as idades, com atividades lúdicas, contação de histórias, palestras sobre temas pertinentes, como os direitos das crianças e dos adolescentes, e oficinas de dança. Houve mesas e debates sobre temas histórico, como o bicentenário da independência e discussões relativas à participação da mulher na política.

Flivergel conta com debates, palestras e mesas redondas. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Flivergel conta com debates, palestras e mesas redondas. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Os estudantes da rede municipal aprovaram o momento, onde puderam aprender enquanto brincam e se divertem fora da sala de aula. Yasmin Araújo, do 5º ano da Escola Municipal Rui Palmeira, sede das atividades da Flivergel, disse estar empolgada com o evento. “Nunca tivemos um evento desse, e é muito bom participar dessas atividades, brincar com meus amigos”, conta a estudante.

A estudante Luzia Torres, da Escola Municipal Arnon de Mello, no Jacintinho, é aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Ela diz estar amando a programação. “Sou de Pernambuco e não quero sair de Maceió nunca mais, estou amando. Estamos aprendendo muita coisa aqui sobre nossa história e cultura que eu não sabia”, disse, tecendo elogios aos professores que participam do evento.

A programação da Festa Literária do Vergel do Lago segue neste sábado (30) com outras mesas redondas e apresentações culturais de grupos locais, que prometem embalar o fim de semana às margens da Lagoa Mundaú.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.