Crianças do Cmei João Mascarenhas aprendem sobre o combate ao Aedes Aegypti

Projeto Escola Alerta busca conscientizar os estudantes e torná-los multiplicadores do combate ao mosquito

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 04/05/2022 às 11:47
Crianças do Cmei João Mascarenhas aprendem sobre o combate ao Aedes Aegypti
Crianças participaram de leituras, pinturas, entre outras atividades. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Batista Mascarenhas, da Pitanguinha, participaram nesta quarta-feira (04) de uma oficina sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A iniciativa faz parte do projeto Escola Alerta e busca conscientizar os estudantes e torná-los multiplicadores do combate ao mosquito.

As atividades desenvolvidas com as crianças são as mais variadas, como leituras, pinturas e exposição, como explica Cristiane Rodrigues, técnica do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“São trabalhos relacionados ao descarte adequado de resíduos, sobre a transmissão de arboviroses feita pelo Aedes Aegypti, como evitar a presença de mosquitos, sobre onde ele pode nascer e se proliferar, entre outros pontos. Eles também puderam ver uma exposição de insetos e entender mais sobre o mosquito”, disse.

Cristiane Rodrigues, do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade, explica sobre o projeto. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Cristiane Rodrigues, do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade, explica sobre o projeto. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

O Escola Alerta atua nas unidades educacionais da rede municipal de ensino desde 2015 levando conscientização aos estudantes sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue. Até novembro deste ano, serão visitadas 13 unidades educacionais. As ações retomaram em abril com a volta das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

A estratégia do projeto é ir aos bairros de Maceió mais afetados pelo mosquito. “Estamos levando esse projeto para escolas que estão em bairros com altos índices de arboviroses, infestação de mosquitos, e essas crianças moram nas redondezas. Então, nosso objetivo é que as crianças compreendam a importância do combate ao Aedes aegypti e levem isso para suas casas, como multiplicadoras”, destacou Cristiane Rodrigues.

Maceió Unida Contra a Dengue

Com a grande quantidade de chuvas que passaram por Maceió nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com mais nove secretarias vem convocando a população em uma operação de combate para a redução da transmissão da dengue, Zika e Chikungunya em Maceió. As ações do Maceió Unida Contra a Dengue tiveram início na segunda-feira (2) e terão continuidade durante toda a semana.

Durante essa primeira semana de maio serão intensificadas as atividades de controle do mosquito Aedes nas residências, comércios, prédios públicos, pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos e galpões de reciclagem com uso de borrifação e em construções com inspeção, identificação, eliminação, tratamento e orientação nos bairros prioritários com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária E Convívio Social (Semscs), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes),  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Coordenaria de Vigilância em Saúde, Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e Defesa Civil no combate à dengue.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.