Crianças de creche municipal são inseridas nas tradições alagoanas

A iniciativa Alagoas, Terra de Cores, Ritmos e Sabores foi desenvolvida durante todo o ano letivo

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 27/01/2023 às 13:29
Crianças de creche municipal são inseridas nas tradições alagoanas
Ideia da ação surgiu a partir do projeto Ateliê dos Sabores. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed

Xaxado, renda filé, tapioca, artesanato e bumba meu boi são parte da cultura encontrada no estado alagoano, e tema da I mostra cultural desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dulcinete Barro, localizado no Antares. O projeto ‘Alagoas, Terra de Cores, Ritmos e Sabores’ tem o objetivo de resgatar as raízes alagoanas e incentivar as crianças a fazerem parte dos costumes e tradições do seu estado.

A ação foi desenvolvida durante todo o ano, onde as crianças puderam conhecer várias nuances do estado. Durante a culminância do projeto, na quinta-feira (26), todas as turmas do Cmei realizaram diversas apresentações artísticas, como encenação da música ‘Minha Sereia’, de Carlos Moura.

"Apresentei forró, xaxado e as coisas da cidade. Aprendi sobre os índios, o filé, o farol, a praia da Ponta Verde, da Pajuçara e as esculturas”, contou a aluna do Maternal II, Amora, de 4 anos.

A ideia da ação surgiu a partir do trabalho realizado pela professora do Maternal II, Lenice Lira. Ao observar que, durante o desjejum, as crianças não estavam consumindo frutas, a professora resolveu adotar uma nova abordagem, trabalhando em sala de aula de forma lúdica e estimulando o consumo desses alimentos. O resultado foi positivo e a partir disso, Lenice passou a trabalhar a culinária alagoana por meio do Ateliê dos Sabores, onde os próprios alunos aprendiam a preparar os alimentos, como o cuscuz e a tapioca.

Ensinar sobre a cultura do estado é uma das diretrizes da Educação Infantil, como explica a coordenadora do Cmei, Valéria Lemos.

“Todos os anos trabalhamos um projeto e esse ano pensamos no Ateliê dos Sabores, os outros professores gostaram da ideia e se sentiram motivados a trabalhar outras temáticas da riqueza cultural existente no estado; artesanato, o filé, as danças típicas, folguedos e músicas regionais. As crianças, que são os principais indivíduos, também gostaram e aí começou o projeto. É a nossa cultura e trabalhar esta temática faz parte das diretrizes da Educação Infantil e o projeto veio somar”, explicou.

Ateliê dos Sabores

Um dos objetivos do projeto ‘Ateliê dos Sabores’ é estimular os sentidos das crianças, com a textura, as cores dos alimentos, o aroma e o sabor. O trabalho foi realizado de forma lúdica na sala de aula, com os alunos ajudando na preparação da sua refeição, fazendo parte do processo e começaram a se alimentar melhor, como explica a professora Lenice Lira.

“Nosso ateliê dos sabores é diferente, é um misto de poesia, alegria e não poderia deixar de ser lúdica. Essa atividade teve resultado, os alunos começaram a comer melhor e partimos para as outras refeições como o almoço, por exemplo, no dia que tinha salada a gente preparava antes com eles, que se sentiam motivados fazendo parte do projeto”.

Com o projeto ‘Alagoas, terra de cores, ritmos e sabores’, a professora do Maternal II passou a ensinar sobre as comidas típicas do estado como tapioca, cuscuz e acarajé alagoano, com os alunos colocando a mão na massa para preparar os alimentos.

Paulo foi uma das crianças a ajudar na preparação das tapiocas durante a apresentação da quinta-feira (26). “Você só pode mexer quando esquentar, depois coloca as coisinhas, tipo um pouquinho de coco e bota na tapioca”, explicou o passo a passo da receita.

O resultado foi positivo e as crianças começaram a querer cozinhar em casa, como conta a Vanessa Elis, mãe do aluno João Victor, de 4 anos. “Ele faz bolo e tortilete sozinho, me ajuda no almoço em casa com arroz e feijão, sempre me pede pra participar e fala que a tia Lenice ensinou a ele”, comentou.

“As mães perguntaram se eu estava fazendo mágica, mas na verdade é a apresentação das comidas de forma lúdica e indiquei que algumas fizessem o ateliê em casa com seus filhos”, finalizou a professora Lenice Lira.

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