Crianças de CMEIs de Maceió lançam livros escritos e ilustrados por elas, na 11ª Bienal de Alagoas
Obras são frutos de atividades pedagógicas desenvolvidas nas unidades
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contou com dois lançamentos especiais na manhã desta quarta-feira(5), no Centro de Convenções, no bairro Jaraguá. Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil(CMEIs) de Maceió, Rosane Collor e Breno Agra, lançaram livros produzidos por elas mesmas.
Os lançamentos foram acompanhados pela subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, que ressaltou a importância de atividades como essas para o desenvolvimento criativo e intelectual das crianças.
Os pequenos do CMEI Rosane Collor, no Jacintinho, apresentaram e "autografaram" o livro "E se eu fosse prefeito", resultado do projeto "Olhar e Viver Maceió", da Coordenação Técnica de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação(Semed). A obra reúne narrativas, desenhos e visões das crianças sobre a cidade, mostrando a importância da participação cidadã desde cedo e incentivando outros CMEIs e escolas a desenvolverem projetos semelhantes.
A diretora do CMEI Rosane Collor, Paula Feitosa, destacou a importância do lançamento: “Por que 'E se eu fosse prefeito'? Porque não é só o prefeito que deve cuidar da cidade. Nós, enquanto cidadãos, devemos aprender desde criança que precisamos olhar para a cidade. Então, para nós é um sonho realizado”.
O outro livro lançado foi “Histórias que eu criei”, produzido pelas crianças do 2º período do CMEI Breno Agra, no Benedito Bentes. As histórias foram escritas pelas professoras, mas idealizadas pelos pequenos, assim como as ilustrações, também feitas pelos pequenos artistas.
A diretora do CMEI Breno Agra, Maria Zenilda de Melo, falou do processo de produção da obra. “Esse livro foi feito pelas nossas crianças do segundo período, onde elas imaginaram, usaram a imaginação delas e criaram esse livro com toda a história, foi escrita pelas professoras e o desenho feito pela própria criança. E isso com o objetivo de cada vez mais incentivar o gosto pela leitura das nossas crianças”, concluiu.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.