Crianças da creche Mestra Virgínia têm dia de cientista

Iniciativa conclui ciclo de trabalhos desenvolvidos com os alunos

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 04/02/2023 às 08:00
Crianças da creche Mestra Virgínia têm dia de cientista
Crianças em visita ao laboratório de Microbiologia da Ufal. Foto: cortesia

Cerca de 30 crianças do 2° período da creche Mestra Virgínia Moraes, do Rio Novo, vivenciaram uma imersão científica durante a visita ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/Ufal), que fica em Rio Largo. A iniciativa foi desenvolvida com a turma ao longo do ano letivo de 2022.

As crianças realizaram diversas atividades de campo com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância de insetos, animais e microrganismo para o ecossistema em que vivemos, bem como entenderam um pouco sobre a importância e o universo da Ciência.

Na visita, a turma explorou o habitat de algumas espécies, ao interagir com alguns animais. Os pequenos visitaram também o Laboratório de Microbiologia e, sob a orientação da doutoranda Paula Cibelly, aprenderam sobre o que são microrganismos, observaram como ocorre o crescimento em placas de petri com meio de cultura e, em seguida, visualizaram alguns microrganismos e suas estruturas pelo microscópio.

De uma forma lúdica e pedagógica, eles conheceram e aprenderam a importância de alguns vírus que fazem bem ao organismo, que nos protegem, como outros que fazem mal como o da Covid-19 e que é preciso se proteger.

“Esses negócios brancos são bactérias que tem nos dedos das pessoas e gostei de ver”, disse o pequeno Simon, que amou poder observar alguns microrganismos durante a visita.

Já Anthony ficou impressionado como elas crescem rápido. “As bactérias crescem muito rápido, não sei como”, indagou a criança ao observar o organismo pelo microscópio.

A coordenadora do Laboratório de Entomologia agrícola e florestal (LEAF), Mariana Oliveira Breda, resumiu o trabalho desenvolvido com as crianças durante a visita.

“O objetivo foi proporcionar o contato e a conscientização de alunos do ensino infantil de escolas das redes pública e privada sobre o papel dos insetos na natureza. Mostrando exposições itinerantes da coleção entomológica didática do CECA-UFAL e oficinas pedagógicas com atividades lúdicas, identificando os insetos mais comuns, seus hábitos e habitats, morfologia externa, reprodução e desenvolvimento”, explicou.

A engenheira agrônoma e doutoranda da UFAL, Jhulyanne Christiny, ressaltou que a visita foi para finalizar um ciclo de trabalhos voltados para a revitalização ambiental da creche.

“Eles acompanharam a revitalização da creche no, sentido ambiental, com o plantio das árvores, recuperação do solo degradado, a construção da horta, a construção do galinheiro, plantio de árvores nativas e frutíferas, bem como de plantas ornamentais", destacou.

A professora da creche, Ranuzia Lima, pontuou a importância da iniciativa para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.

“A criança em si é pura curiosidade, então oportunizar um espaço universitário como o Centro de Ciências Agrárias, possibilitou a elas entender de maneira dinâmica e demonstrativa o que é Ciência, aproximando-as da pesquisa, levantamento de hipóteses, da investigação e exploração dos espaços", informou.

O diretor da creche, Akauê Basili, afirmou que a atividade conecta a primeira etapa da educação básica com o Ensino Superior.

"Compreendemos a educação como algo processual. E quando a gente insere essas crianças em um contexto da universidade, queremos mostrar para elas o quanto a Ciência é presente no dia-dia delas”, frisou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.