Crianças da creche Maria Liege de Albuquerque têm momento de degustação de alimentos indígenas

Objetivo da ação foi conhecer e valorizar mais o folclore brasileiro e realizar uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 16/08/2022 às 08:12
Crianças da creche Maria Liege de Albuquerque têm momento de degustação de alimentos indígenas
Cultura indígena é mostrada para as crianças da creche municipal Maria Liege de Albuquerque, no Jacintinho. Foto: cortesia

Crianças de quatro anos do 1º período da creche municipal Maria Liege Tavares de Albuquerque, localizada no Jacintinho, tiveram um dia de conhecimento e degustação de alguns elementos da culinária indígena. O objetivo da ação foi conhecer e valorizar mais o folclore brasileiro e realizar uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.

A proposta foi idealizada pela professora Indalice Rafaela especialmente para as turmas do 1º período e, posteriormente, realizada em outras turmas. A ação ocorreu em duas etapas. Na primeira, as crianças pesquisaram sobre a origem do nomes dos alimentos e a importância da cultura indígena, como também montaram petecas de jornal com acabamento de folha de bananeira para brincarem e explorarem os diversos materiais utilizados.

Professora Indalice Rafaela realizou um momento de degustação de alimentos indígenas com as crianças da creche. Foto: cortesia
Professora Indalice Rafaela realizou um momento de degustação de alimentos indígenas com as crianças da creche. Foto: cortesia

O segundo momento foi de criação e experimentação. A professora conseguiu fazer as comidas indígenas para apresentar às crianças no refeitório. Peixe assado, tapioca, macaxeira, banana assada e pirão sobre uma grande folha de bananeira foram alguns alimentos mostrados aos pequenos. O encontro ocorreu na sexta-feira (12).

De acordo com a coordenadora pedagógica do Cmei, Ladivane de Oliveira, alguns dos alimentos são consumidos por nós diariamente e a busca pela origem deles estimula o respeito aos indígenas. Para ela, ações como essa são gratificantes.

"As crianças amaram. Isso é bastante gratificante. Essa ação possibilitou conhecimento e respeito pela cultura indígena e que, muitas vezes, não nos demos conta da riqueza cultural que recebemos nos brinquedos e brincadeiras, na culinária. A experiência proporcionou a degustação, ampliação do vocabulário e conhecimento da origem de algumas palavras provenientes dos povos indígenas", disse Ladivane.

Coordenadora pedagógica do Cmei Maria Liegue, Ladivane de Oliveira. Foto: cortesia
Coordenadora pedagógica do Cmei Maria Liegue, Ladivane de Oliveira. Foto: cortesia

Ainda segundo a coordenadora, uma das crianças chamada Davi Lucca, de 4 anos, gostou tanto da ação que acabou provando tudo e ainda comemorou com a avó na hora da saída.

"Quando a avó dele foi buscá-lo, o Davi falou bem feliz: 'vó, comi comida indígena: pirão, peixe, banana assada. Eu achei uma delícia, vó'. Ele ficou tão feliz que abraçou forte a avó de tanta felicidade", contou a coordenadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.