Crianças da creche Fúlvia Rosemberg participam de ação educativa sobre saúde bucal

Houve dinâmicas, orientações e brincadeiras referentes à escovação, doenças e estruturas dos dentes

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 06/10/2022 às 13:09
Crianças da creche Fúlvia Rosemberg participam de ação educativa sobre saúde bucal
Crianças participam de ação educativa sobre saúde bucal na creche Fúlvia Rosemberg, na Cidade Universitária. Foto: cortesia

Crianças da creche municipal Fúlvia Rosemberg, localizada na Cidade Universitária, receberam uma turma do 1º e 7º períodos de odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para uma ação lúdica sobre os cuidados e a saúde bucal. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (6), com direito a dinâmicas, orientações e brincadeiras referentes à escovação e a estrutura dos dentes.

As ações também foram implementadas na quarta (5) e tiveram como objetivos conscientizar, prevenir doenças bucais, além de estreitar a relação entre a saúde e a educação.

A creche atende 168 meninos e meninas, dos 6 meses aos 5 anos. Lá também foram realizados levantamentos de crianças que estão com cáries e outros casos, que serão encaminhados à Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo ou à Ufal.

As atividades fazem parte do programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre profissionais da atenção primária à saúde e dos profissionais de educação.

Para Cláudia Alves, que está na Educação há 16 anos e é diretora da creche, a ação foi relevante porque a maioria das crianças não tem acesso ao dentista, pela situação de vulnerabilidade social.

"É importante essa ação para a comunidade escolar porque é uma comunidade carente e quando chega uma ação assim, as próprias crianças se beneficiam, como também a família. Além disso, contribui para a autoestima deles e para o desenvolvimento na escola", destacou a diretora.

Roberta Rios, dentista do Estratégia de Saúde da Família em Maceió, e as crianças da creche. Foto: cortesia
Roberta Rios, dentista do Estratégia de Saúde da Família em Maceió, e as crianças da creche. Foto: cortesia

Roberta Rios é dentista do Estratégia de Saúde da Família em Maceió e trabalha na UDA. Ela estava acompanhando as atividades e os estudantes da Ufal que foram realizar a visita. A dentista contou que o objetivo principal das atividades é que as crianças não tenham doenças e que aprendam sobre saúde bucal de maneira educativa.

"Levamos sempre estudantes do 1º período do curso quando a ação é mais educativa. Daí eles preparam brincadeiras e dinâmicas pedagógicas, lúdicas, para que as crianças possam participar. Houve jogos, dança, vídeos, atividades de pintar, dramatizações, entre outras", pontuou.

A dentista também destacou a participação ativa das educadoras, auxiliares de sala e das diretoras das creches.

"Foi ótima a adesão dos profissionais de Educação, elas são muito engajadas na saúde. As portas são sempre abertas para nós e todos são sempre participativos, integralmente. Foi excelente", concluiu.

Mais de 130 unidades escolares do Município, que aderiram ao programa, também vão receber as visitas como as escolas municipais Silvia Celina e Maria de Lourdes de Melo Pimentel.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.