Criação de horta estimula aprendizagem de alunos de creche na Pitanguinha

Ação contou com a participação de 20 crianças que conheceram diversos tipos de hortaliças e estimularam os sentidos com a plantação de tomate, alface e outras mudas

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 08/09/2022 às 14:13
Criação de horta estimula aprendizagem de alunos de creche na Pitanguinha
Mais de 200 crianças da creche João Batista Mascarenhas de Moraes participam da horta. Foto: cortesia

Praticar atividades extraclasse é fundamental para o desenvolvimento educacional completo dos alunos. Por isso, cerca de 20 crianças da creche municipal João Batista Mascarenhas de Moraes, localizada na Pitanguinha, participaram da construção de uma horta no último sábado (3), visando aprofundar o contato deles com a natureza e fortalecer os diferentes tipos de aprendizagem.

Maria Cicera Santos é coordenadora da creche. Foto: cortesia
Maria Cicera Santos é coordenadora da creche. Foto: cortesia

A horta está em fase de desenvolvimento, mas a coordenadora da creche conta que estão confiantes para os futuros resultados da ação.

“O trabalho em parceria fortalece as diferentes aprendizagens, norteando o eixo fundamental da Educação Infantil que é a interação e a brincadeira”, pontuou Maria Cícera.

A construção da horta partiu da ideia de aproveitar o espaço verde que já existe na unidade escolar, além de despertar o interesse das crianças pela natureza, com o plantio de uma pitangueira - símbolo do bairro - além de um cajueiro e um jasmim-laranjeira para proporcionar sombra e ventilação.

Com o projeto, as crianças conheceram diferentes mudas de legumes e hortaliças como tomate, cebolinha, coentro, alface e pimentão.

“No começo, eles nem sabiam que os alimentos vinham de terra. Hoje já sabem e estão ansiosos para a colheita. No plantio da horta, cerca de 20 crianças participaram, mas durante as regas diárias e a evolução, cada turma se envolve, são mais de 200 crianças”, informou a coordenadora.

Maria Cícera explicou, ainda, que o trabalho começou nos encontros pedagógicos com a participação de toda a comunidade escolar e por último, culminou com a plantação da horta.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.