Creches municipais preparam apresentações para a 2ª Mostra das Culturas Infantis de Maceió

Evento vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 27/10/2022 às 14:22
Creches municipais preparam apresentações para a 2ª Mostra das Culturas Infantis de Maceió
2ª Mostra das Culturas Infantis de Maceió será em novembro. Foto: Ascom Semed

Em novembro, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realiza a 2ª Mostra das Culturas Infantis de Maceió, que tem como tema "A Cultura Popular Alagoana na Educação Infantil". As creches municipais já estão a todo favor desenvolvendo trabalhos e apresentações culturais para a mostra, que será nos dias 22 e 23 de novembro.

Além de participar com stands, a creche Pompeu Sarmento, do Barro Duro, também vai fazer apresentações culturais de coco de roda e maculelê. São cerca de 44 crianças, de 2 a 5 anos, envolvidas nas danças.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Ana Cristina, os estudantes escutam, diariamente, diversos embalos.

“Mas para a mostra, nós vamos apresentar um grupo de coco de roda formado por crianças de 3 e 5 anos. E com o maculelê com dois grupos, de 2 e 3 anos. A ideia de juntar as faixas etárias é que as crianças de 5 anos vão para o 1° ano e levam essa experiência, e a gente fica formando novos grupos com as crianças de 3 anos”, explicou.

Conforme ressaltou a coordenadora pedagógica, a temática da mostra tem muito em comum com a proposta pedagógica da creche, que é valorizar a cultura local do Nordeste.

“Desde a nossa inauguração, em 2016, uma das nossas dimensões é emergir essas crianças na cultura tradicional, regional ou local. Resgatando e emergindo os estudantes nessa cultura identitária do povo nordestino, brasileiro e alagoano, por meio dos ritmos, embalos, estética dos folguedos alagoanos e expressões do povo, que vem sendo silenciados”, afirmou.

O objetivo das apresentações é dar visibilidade às especificidades do trabalho docente na educação infantil e promover discussões e reflexões sobre as experiências vivenciadas pelas crianças e relatadas pelos professores.

Durante os dias da mostra, haverá exposições, palestras, debates, oficinas, apresentações orais, entre outros. O evento será aberto para todos os profissionais de educação e comunidade escolar. A primeira edição do evento ocorreu em 2021.

Acoordenadora-geral de Educação Infantil da Semed, Patrícia Siqueira, contou sobre as atrações da mostra.

“A gente vai ter apresentações culturais, que as crianças vão fazer. Nós vamos ter algumas atividades como oficina pedagógica, artigos científicos, exposições das brincadeiras e experiências das crianças vivenciadas nos Cmeis”, frisou.

A mostra faz parte do projeto Educar é Massa, da Prefeitura de Maceió, que tem como finalidade socializar as práticas desenvolvidas na escola com as crianças.

A Educação Infantil estará representada pelos profissionais na Mostra das Culturas Infantis de Maceió, enquanto os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) vão participar da Mostra de Ciência e Tecnologia.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.