Creches e escolas celebram semana da criança com brincadeiras, músicas e muita guloseima

Redação 15/10/2021 às 11:05
Creches e escolas celebram semana da criança com brincadeiras, músicas e muita guloseima

Atividades foram realizadas em várias unidades de ensino e buscaram proporcionar diversão e alegria aos pequenos

Durante a Semana da Criança, a animação tomou conta das festividades nas 143 Escolas da Rede Municipal de Educação. As crianças puderam desfrutar de diversas atividades como brincadeiras, projetos artísticos, musicais, guloseimas e de oficinas recheadas de muita diversão e aprendizado.

Semana da Criança aconteceu com atividades de muita diversão. Foto: Cortesia

No Cmei Ana Carolina, na Cidade Universitária, a diversão não teve fim. Foram brincadeiras molhadas, piscina de bolinhas, pinturas, contações de histórias e caça ao tesouro. A creche trouxe uma ampla diversidade de atividades para contagiar as crianças. Segundo a coordenadora pedagógica do Cmei, Ruth Guimarães, o planejamento de atividades lúdicas surgiu a partir das diretrizes de aprendizado divertido, estabelecido pelas pedagogas da creche.

“Nossa idéia partiu da proposta pedagógica que já existe no Cmei que é a brincante. O eixo dessas vivências infantis é a brincadeira e a interação, como orienta as diretrizes nacionais. Entendemos que famílias, docentes e crianças devem participar juntos e ativamente de todo o processo de protagonismo desenvolvido pela criança nas vivências existentes no nosso Cmei. Percebemos que brincar é a essência da criança”, enfatizou Ruth.

Contações de histórias, sessões de filmes infantis, sorteio de brindes e muita diversão. Na Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes, a Semana da criança foi bastante diversificada para agradar a todos os alunos. Segundo a Diretora da Escola, Vera Lúcia, a intenção foi promover a alegria e um pouco de descontração.

Dinâmicas foram responsáveis por alegrar os alunos. Foto: Cortesia

“Nossa expectativa foi proporcionar para essas crianças um momento de alegria e diversão, principalmente diante do contexto da covid-19 e a saída do confinamento desses alunos. Este ano fizemos o máximo para alegrar esses alunos”, disse Vera.

Já no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria José de Oliveira, no Benedito Bentes, as celebrações começaram mais cedo. A creche iniciou suas atividades uma semana antes do dia das crianças, e trouxe atividades lúdicas e estimulantes como o Chá das Maravilhas, programa que buscou trazer momentos literários dinâmicos com uma contadora de histórias, voltada para desenvolver nos pequeninos o apreço pela literatura.

Alunos puderam participar do “Chá das maravilhas” e interagir com o mundo literário. Foto: Cortesia

A professora do Cmei, Ana Oliveira, explica que as atividades lúdicas proporcionadas pela creche, fazem parte de um planejamento pedagógico maior, que sempre busca integrar as crianças cada vez mais nas práticas educativas.

“As iniciativas partem sempre de um planejamento anterior. Pensamos em propostas que continuassem integrando as crianças com a natureza, bem como com o universo literário e também com outras linguagens como a música e a dança. Conduzimos nosso trabalho de maneira a garantir vivências que colaboram para seu desenvolvimento integral”, disse Ana.



Nathan Araujo (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.