Creche realiza atividades com comidas típicas e brincadeiras juninas

A ação teve o objetivo de resgatar, estimular e valorizar a cultura nordestina

Karine Pedrosa (estagiária)/Ascom Semed 21/06/2022 às 14:30
Creche realiza atividades com comidas típicas e brincadeiras juninas
Crianças da creche Maria Liege participaram de degustação de comidas típicas. Foto: cortesia

Crianças da creche Maria Liege, localizada no Jacintinho, participaram de atividades em alusão à tradução junina por meio da degustação de comidas típicas derivadas do milho e brincadeiras lúdicas. O objetivo da ação foi apresentar a cultura regional e estimular a valorização dos elementos juninos que compõem a região Nordeste. A atividade ocorreu no período que antecedeu o recesso escolar e contou com a participação de educadores e cerca de 70 crianças dos dois turnos. 

Uma das atividades que mais chamou a atenção foi a degustação do milho em diferentes formas. Os pequenos ficaram animados e interessados em experimentar alimentos que pertencem à gastronomia nordestina. Eles tiveram um dia especial para a degustação desses pratos típicos dos festejos juninos.

‘’As crianças se envolveram nessa proposta desde o conhecimento até o preparo de algumas receitas - milho cozido, pipoca, mungunzá africano (receita experimental onde se introduz frango e queijo), o curau e o próprio cuscuz, prato típico de nossas mesas. Alguns atores foram evidenciados, como a presença da nossa amada Rosalice, a merendeira", enfatizou a coordenadora pedagógica da creche, Ladivane Lopes. 

A ideia surgiu da professora do 1° período B, Indalice dos Santos, que acompanhou todo o processo de criação e execução das atividades. Ela contou que em sua turma, a pipoca em especial, foi feita por todos, seguindo painéis de receitas com direito a ilustrações realizadas pelas próprias crianças. Outras atividades aconteceram em diferentes dias como a montagem de fogueiras e brincadeiras de pescaria, jogo da argola, corrida de saco, bola ao palhaço, além do forró e do vestuário e maquiagem típicas das festas juninas. 

Ilustração de receita realizada pelas crianças. Foto: cortesia
Ilustração de receita realizada pelas crianças. Foto: cortesia

"’Dentro desse período junino alguns alimentos, que fazem parte de nossa cultura, foram apresentados às crianças de uma maneira mais participativa e investigativa. O milho foi a base, como se apresenta in natura, a diferença para o milho de pipoca e o milho de mungunzá’’, explicou Ladivane que lembrou que o açúcar contido nos doces foi evitado por recomendação nutricional.

As famílias dos alunos cooperaram com a atividade, ao o enviar restos de madeiras para montar uma fogueira junina. ‘’Aqui, as crianças puderam vivenciar essa oportunidade e, anteriormente, explicou-se essa tradição de acender a fogueira’’, destacou Ladivane. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.