Creche municipal promove projeto ambiental para aproximar as crianças do meio ambiente

Alunos têm a oportunidade desenvolver atividades educativas na horta e no galinheiro

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 07/11/2022 às 16:14
Creche municipal promove projeto ambiental para aproximar as crianças do meio ambiente
Projeto visa integrar crianças e o meio ambiente. Foto: cortesia

Visando a integração das crianças com o meio ambiente, a Creche Municipal Mestra Virgínia Moraes da Silva, no Rio Novo,  segue trabalhando o Projeto Arborização. As crianças, além de terem contato com o tema em sala de aula, participam do plantio de várias espécies de árvores e do cuidado de galinheiros instalados na unidade escolar.

Crianças da creche Mestra Virgínia em atividade educativa na hora escolar. Foto: cortesia
Crianças da creche Mestra Virgínia em atividade educativa na hora escolar. Foto: cortesia

O projeto objetiva, principalmente, despertar a consciência ambiental dos estudantes e fazer eles se sentirem pertencentes ao meio. Os professores trabalham o tema com os alunos, que realizam a parte prática, trazendo mais natureza para o ambiente da creche municipal, enquanto desenvolvem senso de responsabilidade pelo espaço coletivo.

Aluna da creche em contato com as flores da horta. Foto: cortesia
Aluna da creche em contato com as flores da horta. Foto: cortesia

A vice-diretora da Creche Municipal Mestra Virgínia Moraes da Silva, Marcela, conta que o projeto foi pensado para trazer vida para o espaço.

“Ao redor da creche, nós temos uma natureza exuberante, temos um catolé, uma mata. A gente vê uma natureza muito rica. No entanto, quando a gente adentrava na creche víamos que essa natureza não estava presente. Não tínhamos árvores e houve esse desejo de arborizar o lugar trazer um brilho para ele", informou.

Para a professora do Cmei Mestra Virgínia Moraes Da Silva, Juliana Sena trabalhar esse projeto na escola é de extrema importância para o futuro dos estudantes.

“Enxergo esse projeto como uma estratégia didática para a solidificação de algumas habilidades: cooperação, conscientização ambiental e responsabilidade. A horta, por exemplo, é um laboratório vivo com diferentes possibilidades de experiências educacionais, as quais refletirão diretamente em nossos futuros cidadãos", afirmou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.