Creche municipal Maria José de Oliveira incentiva autonomia de crianças

Especialista assegura que vivências em espaços abertos e aprendizagem interativa favorece diversos estímulos sensoriais da criança

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 28/03/2022 às 17:00
Creche municipal Maria José de Oliveira incentiva autonomia de crianças
vivencias em espaços abertos, aprendizagem interativa e favorecer os diversos estímulos sensórias da criança. Foto: cortesia

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Oliveira, localizado no bairro Benedito Bentes, trabalha sob a perspectiva da aprendizagem ativa, proporcionando uma educação interativa, na qual o aluno aprende pondo a mão na massa.

A coordenadora pedagógica da creche, Ana Oliveira, explica que aprendizagem ativa é uma abordagem didática que trabalha de forma oposta à aprendizagem tradicional, na qual o aluno aprende em uma posição mais passiva, sem participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Para que a metodologia seja colocada em prática, a unidade escolar possui um espaço verde amplo que viabiliza a iniciativa. Utilizando-se de recursos naturais, as crianças brincam e aprendem de forma dinâmica, já que o espaço contém diversas flores plantadas pelos próprios alunos, além de contar com várias árvores que produzem sombra para os dias de leitura a céu aberto.

Crianças em momento de leitura sob a sombra da árvore. Foto: cortesia
Crianças em momento de leitura sob a sombra da árvore. Foto: cortesia

A coordenadora do CMEI Maria José, Ana Oliveira, explica a importância da didática aplicada no Centro de Educação Infantil.

“A aplicação da didática da aprendizagem ativa, traz como ponto principal a participação direta das crianças durante todo o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. O contato com a natureza é uma das nossas principais iniciativas para o desenvolvimento infantil”, disse a coordenadora pedagógica, Ana Oliveira.

Crianças aprendem com elementos da natureza. Foto: cortesia
Crianças aprendem com elementos da natureza. Foto: cortesia
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.