Creche Municipal José Madtlon vai representar Maceió na etapa regional do Concurso de Merendeiras

Lidyane Cristina foi a grande campeã com a receita de brownie de banana e cacau, com creme de manga e inhame

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 20/10/2022 às 14:07
Creche Municipal José Madtlon vai representar Maceió na etapa regional do Concurso de Merendeiras
Receita campeã vai representar a Semed na etapa Regional. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A final da etapa municipal do 4º Concurso de Merendeiras, realizada nesta quinta-feira (20), foi marcada por muitos sabores, cores e diversidade gastronômica. A receita vencedora e que irá representar Maceió na etapa regional é o brownie de banana e cacau, com creme de manga e inhame. O prato foi feito por Lidyane Cristina, merendeira da Creche Municipal José Madlton Vittor, do Benedito Bentes.

A grande final do concurso, uma parceria do Senac, Sebrae, Embrapa e Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi realizada na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro. Três merendeiras da rede municipal de ensino chegaram à disputa com pratos excelentes, inovadores e à base da agricultura familiar.

O primeiro prato a ser degustado pelo júri foi um rocambole salgado de batata doce com frango, feito por Nilvana Ferreira, da Escola Municipal Silvia Celina, do Benedito Bentes. A receita ficou em terceiro lugar.

Em seguida, o segundo prato a ser experimentado foi um creme de milho com moela, arroz e couve, de autoria de Yolanda Maria, da Escola Municipal Olavo Bilac, do Feitosa. Ela é veterana da competição e vencedora da 2ª edição do concurso, realizada em 2020. Mas nesta 4ª edição, a merendeira ficou em segundo lugar.

Por fim, foi a vez do grande vencedor, o brownie de banana e cacau, com creme de manga e inhame feito sem ovos, açúcar e glúten.

A receita de Lidyane Cristina, que levou o prêmio de R$ 500,00 foi pensada nas crianças, com quem trabalha, que possuem restrições alimentares, como ela explicou.

“Desde o ano passado, eu procuro seguir a mesma linha, pois segundo o PNAE, crianças de 0 a 3 anos não podem consumir açúcar. E também penso nas crianças que vivem com restrições alimentares, assim como eu e meus filhos. Então, procurei usar alimentos da agricultura familiar como banana, inhame e manga para fazer o creme gelado. E para o brownie, eu pensei nas crianças que têm alergia a ovo, feito apenas com cacau e banana”, explicou.

Emocionada com a conquista, a merendeira, que está na rede municipal de ensino há quatro anos, falou do sentimento de representar Maceió na etapa regional.

“Fico muito feliz em saber que, provavelmente, minha receita vai entrar no cardápio escolar. E também ajudar a essas crianças que possuem necessidades alimentares especiais com pratos gostosos e saudáveis. Sem falar que é uma responsabilidade muito grande representar a nossa capital e a nossa rede de ensino, mas vou tentar trazer o prêmio para nós”, garantiu.

Jurados da etapa municipal provando as receitas. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Jurados da etapa municipal provando as receitas. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O corpo de jurados foi formado por dois alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento, João Victor, do 5º ano, e Edneide Figueredo, aluna da EJAI e presidente do conselho escolar. O júri técnico foi formado por Sandra Lira, do Senac, e Anna Carla Luna do Sebrae.

A etapa municipal foi prestigiada pelo secretário de Educação, José Neto, pela secretária-adjunta e professora, Emília Caldas, pela coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Rafaela Pessoa. Também marcou presença a representante do Senac, Tassiane Rodrigues.

O secretário aproveitou o momento para parabenizar a todos pela iniciativa tão importante. “Queria agradecer essa parceria com o Sebrae e Senac, ao nosso Sane da Semed. Esse evento só demonstra a nossa valorização com as merendeiras e que a gente consiga trazer a melhor receita com nutrientes corretos para o cardápio da nossa rede”, afirmou José Neto.

A representante do Senac, Tassiane Rodrigues, falou sobre o concurso e ressaltou a importância da parceria com a Semed.

Tassiane Rodrigues, representante do Senac. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Tassiane Rodrigues, representante do Senac. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“Ele surgiu para aproximar a agricultura familiar da alimentação escolar. Inclusive para dar protagonismo às merendeiras , que estão no dia-dia, fazendo tudo isso acontecer. Além do apoio das secretarias municipais de Educação, hoje em especial a de Maceió, que abraçou esse projeto com a gente”, pontuou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.