Creche Mestra Virgínia realiza projeto de educação ambiental com crianças

Ação estimula o contato com a natureza e a consciência sobre a preservação do meio ambiente

Jamerson Soares/Ascom Semed 19/05/2023 às 10:54
Creche Mestra Virgínia realiza projeto de educação ambiental com crianças
Atividade com crianças da creche Mestra Virgínia, em Rio Novo. Foto: cortesia

Com o apoio da comunidade escolar, a creche Mestra Virgínia Moraes da Silva, localizada no bairro Rio Novo, realizou um projeto de reconstrução da horta e de educação ambiental que visa estimular o contato com a natureza e a consciência sobre a preservação do meio ambiente.

A ação foi executada nesta sexta-feira (19) e levou as crianças a participarem ativamente da construção de uma horta. A garotada aprendeu sobre os tipos de plantas, flores, vegetais, como plantar árvores e preservar o meio ambiente. O projeto existe desde 2021.

Segundo a coordenadora pedagógica, Juliana Sena, tudo foi realizado com o apoio dos pais, funcionários e professoras, além da participação essencial de uma engenheira agrônoma, que ajudou no preparo do solo.

"A gente tinha um solo muito pobre, e ela ajudou a deixá-lo mais fértil. Isso fez com que o solo desenvolvesse, porque a gente plantava e não crescia. Hoje a gente trabalha com a questão da horta, dando continuidade a esse lindo projeto, trabalhando dia a dia e tendo como ponto principal a pesquisa e a observação, refletindo a importância da preservação", ressaltou.

A creche atende em torno de 120 crianças, de dois a cinco anos. Lá, elas podem conhecer mais sobre o plantio e todas as etapas de crescimento de uma vegetação, como o regar e o colher. Até agora, foram plantadas mudas e sementes de alface roxo, alface verde, tomate cereja, capim-santo, hortelã e rúcula.

Os alimentos são colhidos e utilizados no cardápio da merenda escolar, contribuindo com a alimentação nutritiva das crianças. A creche também trabalha com compostagem, utilizando o reaproveitamento de restos de alimentos, cascas de ovos e de verduras.

"Esse projeto é uma ferramenta pedagógica importantíssima e tem o objetivo de integrar diversas aprendizagens. Além disso, ele gera fonte de pesquisa e reflexão diária a toda comunidade escolar. Com isso colaboramos diretamente para a formação de cidadãos críticos e responsáveis pelo ambiente em que vive", concluiu Juliana Sena.

Para a professora Flávia Almeida, a horta propicia o desenvollvimento do senso de responsabilidade, do conhecimento, da identificação dos seres vivos e a percepção da diversidade das plantas.

"Por meio desse convívio, explorando, cultivando, vendo as plantas crescerem, sentindo suas diversas texturas, formas, cores, cheiros e sabores, a criança aprende sobre a importância de respeitar e preservar o meio ambiente, além de aprimorar suas habilidades motoras e cognitivas, através do cavar, plantar, regar, podar e colher", informou a professora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.