Creche desenvolve projeto de educação ambiental de resgate da Mata Atlântica

Creche no Rio Novo tem vista para a APA do Catolé e pretende incentivar as crianças a preservar o bioma com a plantação de mudas nativas

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 25/05/2022 às 13:31
Creche desenvolve projeto de educação ambiental de resgate da Mata Atlântica
Creche em Rio Novo desenvolve projeto ambiental para preservar a Mata Atlântica. Fotos: cortesia

As crianças no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestra Virgínia, no Rio Novo, contam agora com um novo espaço verde onde podem ter um maior contato com a natureza e aprenderem mais sobre o manejo da terra. No local está sendo desenvolvido um processo de recuperação da Mata Atlântica, com a plantação de mudas nativas.

Marcado pelo verde, o espaço do CMEI passou por um processo de correção do solo, antes da plantação de mudas de árvores nativas, o que contribuiu para a criação de um arboreto.

Próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé, o CMEI vai propiciar às crianças a oportunidade de plantar mudas nativas da Mata Atlântica, enquanto aprendem sobre a importância do meio ambiente e o ciclo da vida.

De acordo com a doutoranda em agronomia, Jhulyanne Christiny, que vem apoiando a creche na execução do projeto, a ideia é colocar um pedacinho da Mata Atlântica no CMEI.

“Não adianta chegar e entregar mudas para a comunidade, se a gente não ensinar como plantar, ensinar a preservar, a importância dos insetos. É um todo, com um objetivo pedagógico maior”, explica Jhulyanne.

Também foram colocadas plantas frutíferas na escola, sempre priorizando árvores nativas da Mata Atlântica. A comunidade escolar também exerceu um papel crucial, participando das ações com apoio na plantação das mudas e na doação das espécies.

Após o crescimento das árvores, um trabalho de paisagismo será realizado. A intenção é criar um local de convivência para que no futuro, as crianças possam utilizar o espaço para realizar outras atividades pedagógicas, como a contação de histórias.

De acordo com o diretor da creche, Akauê Basili, a inserção da educação ambiental na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

“Precisamos realmente entender a Educação Infantil como um espaço privilegiado de formação integral dos nossos cidadãos. A relação dessas crianças com o meio em que vivem vem daí", pontua Akauê.

Horta e galinheiro

As crianças que são atendidas na creche municipal já contam com uma horta onde são plantadas mudas de milho, coentro e feijão, que os alunos aprendem a cuidar e colher.

A creche conta com um galinheiro, no qual as crianças interagem com os bichos e fazem a coleta de ovos junto com os professores.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.