Copa do Mundo é tema de atividades pedagógicas em creches e escolas municipais
Ações são realizadas nas salas de aula com os objetivos de integrar os estudantes às culturas de outros países e homenagear o Brasil
A Copa do Mundo deste ano tem chegado aos quatro cantos do Brasil sob uma só voz de animação, alegria e aprendizado. A cada dia em que o time brasileiro entra em campo é uma forma dos cidadãos do país afirmarem sua torcida e seu orgulho pela bandeira, pela tradição. Essa energia também vem contagiando as creches e as escolas municipais da rede de ensino de Maceió, com a realização de ações e projetos que levam conhecimento sobre a própria cultura e a de outros países.
Essas atividades estão sendo realizadas nas mais de 140 unidades da rede. Entre elas, estão as Escolas Rui Palmeira, no Vergel do Lago, a Nise da Silveira, localizada no Antares, Yeda Oliveira dos Santos, localizada na Cidade Universitária, Marechal Floriano Peixoto, em Ipioca; como também nas creches Fúlvia Rosemberg, localizada na Cidade Universitária, Hermé Miranda, no Tabuleiro do Martins.
Para valorizar ainda mais a participação do Brasil na copa, são elaboradas e difundidas nas escolas, atividades pedagógicas com teores lúdico e didático, como o estudo das características do mascote da copa, de comentários dos jogos, exibição de vídeos e documentários sobre a cultura do Qatar, quiz sobre o tema, dobraduras, pinturas faciais, confecção de bandeiras, entre outros.
Na escola Yeda de Oliveira, os estudantes do 4º ano foram incentivados a criar homenagens de amor ao Brasil de diferentes formas, como a elaboração de desenhos dos uniformes dos jogadores. Eles conheceram as vestimentas da população do Oriente Médio, a religião, economia de alguns países, e os tipos de trabalhos.
"Trouxemos algumas ideias de como homenagear o Brasil nesse período da copa. Foram momentos riquíssimos, em que eles puderam perceber como cada país vive, formas de se vestirem, problemas, o clima, desertos, animais que sobrevivem lá, petróleo, entre outras coisas. A gente não trabalha a copa só pela copa, vai muito além do futebol", disse a professora Karla Menezes.
Ela também contou que essas ações didáticas são essenciais para o aprendizado dos alunos no que diz respeito. "É uma aprendizagem crescente. Eles percebem que mesmo em culturas diferentes, com costumes que não são os nossos, o sentimento do amor e da união permanecem iguais", afirmou Karla, que complementou enfatizando ainda mais a torcida pelo time. "Estou muito feliz e satisfeita. Agora, só espero que o Hexa venha pra alegrar ainda mais os meus alunos", concluiu.
Para Mônica Assis, coordenadora pedagógica da Escola Floriano Peixoto, este é um momento de união, conhecimento e torcida, porque além do futebol, há também diversas questões que envolvem o ensino aprendizagem dos estudantes.
"A importância de se trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula se dá principalmente pelo fato de ser um evento em que a família se reúne, além de ser um evento que todo mundo fala, então é impossível dissociar a vida social do aluno da vida escolar. Aproveitamos esse evento para trabalhar culturas de outros países, que é imprescindível na sala de aula. Essas atividades também colaboram na questão alfabetizadora", afirmou a coordenadora.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.