Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre inclusão escolar

Encontro orientou profissionais a trabalhar com alunos da Educação Especial

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 05/10/2022 às 13:24
Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre inclusão escolar
Cerca de 40 profissionais participaram da formação. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

Buscando ter uma educação escolar cada vez mais inclusiva, coordenadores pedagógicos se reuniram na manhã desta quarta-feira (5), para uma formação com a temática da inclusão para os alunos da Educação Especial. A capacitação contou com cerca de 40 profissionais da rede, que se reuniram no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), localizada na Cambona.

O encontro foi ministrado pela formadora Jucicleide Acioli, que explicou como trabalhar a inclusão nas escolas municipais com os alunos da Educação Especial. Os coordenadores pedagógicos tiraram dúvidas com a formadora e foram orientados em como trabalhar no dia a dia.

Jucicleide Acioli ministrou o encontro. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Jucicleide Acioli ministrou o encontro. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

“Estamos trabalhando essas temáticas que eles sentem dificuldade nas escolas para que a partir desse encontro possam socializar e replicar junto com os professores nas escolas”, informou Jucicleide.

O encontro faz parte de uma série de formações que têm ocorrido ao longo de todo ano. Em 2021, o Centro de Formação realizou uma pesquisa com os coordenadores pedagógicos para saber quais eram as demandas formativas destes profissionais. A partir disso foram organizadas as formações para garantir uma educação com mais excelência e qualidade.

De acordo com a Educação Especial da Semed, até 30 de março estavam matriculados 2.982 estudantes com necessidades especiais. Destes, 215 estão na Educação Infantil, 2.359 no Ensino Fundamental e 408 alunos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Jaudivane Ferreira, coordenadora há 2 anos da escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, localizada no Benedito Bentes, contou que tenta trabalhar dentro das possibilidades das escolas e a formação vai abrir o leque de conhecimento dos coordenadores pedagógicos.

Jaudivane Ferreira está na educação há mais de 20 anos. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Jaudivane Ferreira está na educação há mais de 20 anos. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

“Esse momento é muito importante porque aqui nós conseguimos socializar as experiências e trazer pra nossa escola de acordo com a nossa realidade. É uma troca de experiências com as nossas companheiras que estão na coordenação, então, isso é muito rico e importante para enriquecer ainda mais nosso trabalho na escola", finalizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.