Convocados do PSS começam a assumir cargos nas escolas da rede municipal

Educação montou força-tarefa para receber a documentação dos aprovados e encaminhou os primeiros profissionais às unidades de ensino na tarde de quarta-feira (20)

Julita Bittencourt / Ascom Semed 20/03/2024 às 19:15
Convocados do PSS começam a assumir cargos nas escolas da rede municipal
Profissionais que já passaram pela lotação serão encaminhados para as escolas. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está encaminhando para as unidades escolares os profissionais convocados no Processo Seletivo Simplificado (PSS). Até a última terça-feira (19), 392 candidados aptos a exercerem suas funções haviam se apresentado e começaram a ser distribuídos nas escolas na tarde dessa quarta-feira (20) para suprir as carências existentes.

"Já estamos encaminhando para as unidades na tarde de hoje (quarta-feira, 20) aqueles profissionais que passaram pela conferência documental e credenciamento da lotação na semana passada. E a partir desta quinta-feira (21), encaminharemos os profissionais do turno matutino”, afirmou o diretor de Governança, Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Rauny de Melo Albuquerque.

As servidoras Maria Aparecida e Sandra Virgíniada, ambas da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas da Semed, estão telefonando para os candidatos que já passaram pelo atendimento, para informá-los do início imediato das atividades.

Esses profissionais receberão também, por e-mail, o informe de assunção, o encaminhamento e o contrato para serem assinados de forma on-line, bem como as orientações.

Força-tarefa

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, explicou que a Semed montou uma força-tarefa no Auditório Paulo Freire, na sede da Educação, para atender de maneira mais rápida e eficiente os profissionais selecionados.

“Por questões de logística, as convocações estão sendo realizadas em etapas e, neste primeiro chamamento, a prioridade é suprir as carências mais urgentes da rede municipal, reiterando a nossa preocupação constante, o nosso compromisso, o compromisso da gestão do prefeito JHC, em ofertar uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes”, frisou a secretária.

Rauny de Melo acrescentou que a expectativa da Semed é que profissionais que estão sendo atendidos nesta semana, recebendo a documentação e fazendo a lotação, iniciem as atividades nas unidades a partir da próxima segunda-feira (25).

Somente na primeira chamada do PSS foram convocados mais de 800 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de sala, professores de Ensino Fundamental, de dança, merendeiros, e mais. Só para o cargo de auxiliar de sala de Educação Infantil e Educação Especial, 300 profissionais foram chamados. Além de 25 professores de Sala de Recursos e 78 de Educação Infantil (creche e pré-escola). Também foram chamados 18 profissionais com deficiência e 58 candidatos que se autodeclaram pretos e pardos.

O atendimento aos convocados segue até a sexta-feira (22). O candidato deve comparecer à sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, 1199, na Cambona, onde para atendimento, que começa pontualmente às 9h.

Eles devem apresentar os seguintes documentos ORIGINAIS:

  • Identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

  • Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

  • Cartão ou Extrato do PIS/PASEP/NIT (esse documento deve ser retirado na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e o NIT no app meu INSS);

  • Carteira de Trabalho Profissional – CTPS;

  • Comprovante de Residência atualizado;

  • Comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

  • Certificado de Reservista ou documento equivalente, se do sexo masculino;

  • Declaração de acumulação ou não de cargos em funções públicas – Modelo ANEXO II deste edital;

  • Comprovação da Escolaridade exigida, através de Diploma devidamente reconhecido pelo MEC;

  • Registro no conselho de classe com comprovação de quitação e regularidade profissional conforme o caso.

Aquele que não apresentar os documentos solicitados na convocação ou não comparecer será eliminado do processo seletivo. Portadores de necessidades especiais convocados devem apresentar laudo e/ou atestado médico original atualizado, identificando o tipo de deficiência ou disfunção.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.