Consultor do Ministério da Educação faz visita técnica a Maceió
Inicitiva visa avaliar a implantação do Programa Brasil Alfabetizado
A coordenação da Educação de Jovens Adultos e Idosos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) recebeu, na última segunda-feira (21), o consultor do Ministério da Educação, Cláudio Campos, para avaliar a implantação do Programa Brasil Alfabetizado.
O representante do ministério afirmou que a avaliação está ocorrendo em outros municípios e que Maceió foi escolhida por ser a capital e por apresentar números grandes de turmas.
O objetivo, segundo ele, é realizar entrevistas presenciais com alfabetizadores e alfabetizandos com a intenção de identificar elementos de dificuldades e de desafios de implementação do programa para buscar melhorias, a fim de expandir, a partir deste ano, ainda mais a iniciativa, que é de responsabilidade do governo Federal.
“ O objetivo da avaliação é sempre buscar aprendizados, identificar os nós de implementação do programa para que a gente consiga melhorar”, revelou o consultor.
Cláudio Campos ressaltou, ainda, que recebeu bastante informações da coordenação da Educação de Jovens Adultos e Idosos e destacou que diante do que ouviu consegue perceber alguns resultados positivos.
“Então acho que aqui, com o aporte muito generoso dos técnicos, dos gestores, a gente consegue verificar pontos de melhoria, por exemplo, na seleção dos alfabetizadores, na questão da formação das turmas, na questão da busca ativa, na questão do financiamento do MEC para o custeio das atividades”, frisou.
Cláudio Campos explica que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade que integra o corpo institucional do Ministério da Educação tem a proposta de propor uma política pública nacional, que é complementar à Educação de Jovens e Adultos formal. Nesse sentido, ele reforça que a avaliação vai trazer elementos para que o ministério melhore, ainda mais, essa política.
“Esse ano o ministério quer apresentar essa nova proposta do Brasil Alfabetizado, que é justamente a EJA complementar à rede formal, porque nem todos os alunos conseguem acessar, nem sempre a gente consegue trazer esse aluno, e a partir desse programa, ele depois consiga se inserir na rede e seguir o seu processo de aprendizado”, afirmou consultor.
Para o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed, Ricardo Almeida, a visita foi bastante satisfatória e pode colaborar com a proposta do ministério em buscar melhorias para a implementação do Programa Brasil Alfabetizado em Maceió. " A rede pública municipal de ensino tem feito muitos trabalhos para resgatar e inserir esses estudantes, promovendo o acesso à educação como o programa Escola Vá Até Você", destacou.
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