Concurso regional: Educação prepara capacitações técnicas e teóricas para merendeiras

Etapas de qualificação fazem parte do calendário da competição idealizada pelo Senac, Sebrae e Embrapa

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 06/06/2022 às 13:30
Concurso regional: Educação prepara capacitações técnicas e teóricas para merendeiras
Merendeiras da rede municipal de ensino são qualificadas para participação em concurso regional. Foto: Ascom Semed

Pensando em realizar os feitos das últimas edições do Concurso de Merendeiras, idealizado pelo Senac, Sebrae e Embrapa, conquistando o primeiro e o segundo lugar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar qualificações com as merendeiras da rede municipal de ensino visando a quarta edição da competição.

O pontapé inicial será no dia 18 de junho, no Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, onde será realizada uma capacitação sobre cardápio e aquisição de alimentos na alimentação escolar, bem como uma atualização sobre a legislação atual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

As etapas prévias, que fazem parte do calendário do concurso, servem para capacitar de forma teórica e prática as merendeiras para que elas desenvolvam receitas baseadas em produtos advindos da agricultura familiar dos municípios nos quais elas trabalham, sendo esse o objetivo da competição. 

Já a parte prática, que será uma capacitação sobre técnicas culinárias com foco na utilização integral dos alimentos e biodiversidade alimentar, foi dividida em dois dias para atender as regiões administrativas da rede municipal.

No dia 30 de junho pela manhã, será na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e à tarde na Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. E no dia 1° de julho será na Escola Maria José Carrascosa, no Poço. 

A coordenadora geral de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, falou da importância das competidoras participarem desses momentos enriquecedores.

“A participação dos merendeiros nessas etapas prévias é de grande importância para atualização de conhecimentos pertinentes à função que exercem, além de ser requisito para a efetivação da inscrição", garantiu.

Após esses momentos de qualificação, as merendeiras da rede municipal de ensino, com o auxílio da Semed, poderão inscrever suas receitas no concurso dos dias 7/07 a 8/08/2022. A previsão é que a etapa municipal ocorra de 31/08 a 20/10/2022.

Maceió é destaque no Concurso de Merendeiras

Yolanda Maria, é merendeira da Escola Municipal Olavo Bilac, do Feitosa, e já representou Maceió em duas finais seguidas da competição. Em 2020, ela conquistou o primeiro lugar com o prato “Torta do Miguel” e em 2021, Yolanda assegurou a segunda posição com a receita “Os Queridinhos Brasileiros”, um prato de mini almôndegas de frango surpresa, purê de batatas e macarrão com um molho autoral. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.