Concurso de Merendeiras: Maceió conquista o 2° lugar na etapa intermunicipal

Disputa valia vaga na grande final regional da competição

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 11/11/2022 às 13:05
Concurso de Merendeiras: Maceió conquista o 2° lugar na etapa intermunicipal 
Brownie de banana e cacau garantiu o segundo lugar para Maceió. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Maceió concorreu a uma vaga na final estadual do 4º Concurso de Merendeiras Criatividade, nesta sexta-feira (11), no Senac, no bairro Poço. Lidyane Cristina, merendeira da Creche Municipal José Madlton Vittor, do Benedito Bentes, que venceu a etapa municipal do concurso, ficou em segundo lugar na disputa com outras cinco merendeiras para representar a Região Metropolitana na grande final.

A capital alagoana concorreu com as merendeiras de Quebrangulo, Atalaia, Pilar e Marechal Deodoro, que foi a vencedora. A final vai ser no dia 3 de dezembro entre representantes das cinco regiões de Alagoas. Penedo vai representar o Sul do estado, Campo Alegre o Agreste, Piranhas o Sertão, e Marechal Deodoro a Região Metropolitana. Na tarde desta sexta-feira (11) também será escolhida a merendeira selecionada da região Norte.

Lidyane Cristina concorreu com uma deliciosa sobremesa de brownie de banana e cacau, com creme gelado de manga e inhame. Ela comentou o resultado e da experiência em participar desta competição.  

“Não estou triste por ter ficado em segundo lugar. Eu já me sinto vencedora desde a etapa municipal, só de ter chegado até aqui mostrando a minha receita inovadora para incluir todas as crianças, sendo zero açúcar, sem lactose e glúten. Isso pra mim, poder fazer parte do cardápio escolar, já é um grande prêmio”, afirmou a merendeira. 

O secretário de Educação de Maceió, José Neto, prestigiou o evento e destacou a importância dessa iniciativa para a rede municipal de ensino.

“O primeiro momento foi a disputa entre as merendeiras das nossas escolas e a Semed tem dado todo apoio e entusiasmo para que elas se qualifiquem e sejam valorizadas, através dessa parceria com o Sebrae, Senac e Embrapa. E esses pratos apresentados no concurso podem ser incluídos no nosso cardápio escolar", garantiu. 

Este ano o formato do concurso foi diferente. Nas edições anteriores, a grande final é disputada entre as merendeiras dos 21 municípios participantes. Nesta 4ª edição, a finalíssima será com cinco merendeiras de cada região do estado. 

A banca de jurados foi composta por Tina Purcell do Senac, Aluisio Goulart da Embrapa e Anna Luna do Sebrae. A nutricionista e consultora do Sebrae, Anna Luna, pontuou os principais critérios para a escolha da melhor receita. 

“Os pratos precisam ter produtos da biodiversidade do nosso estado, incluindo as plantas alimentícias não convencionais, frutas da regionalidade, trazendo à tona a importância da gente promover essa sustentabilidade e melhor qualidade nutricional. E só conseguimos isso se houver a presença da agricultura familiar na merenda escolar", destacou.

A representante da Sebrae, Tassiane Rodrigues, revelou que o objetivo da iniciativa é dar o protagonismo às merendeiras.

“O Concurso surgiu com a intenção de aproximar a agricultura familiar à educação escolar, bem como dar protagonismo às merendeiras que conhecem a realidade e fazem acontecer”, ressaltou. 

Para Aluisio Goulart, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a inciativa tem papel fundamental no estímulo à agricultura familiar no estado.

“Esse concurso é uma política pública pensando na qualidade nutricional desses alimentos relacionado a educação e redução de desperdícios.  Nosso desejo é que a partir dessas experiências, desses alimentos produzidos em cada região, estimular e ver uma maneira de melhorar ainda mais de valorizar esses produtos de biodiversidade”, enfatizou.  

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.