Concurso das Merendeiras: formação prática aborda uso integral de alimentos e técnicas culinárias

Participação nesta etapa é um dos principais requisitos para se inscrever no concurso

Jamerson Soares/Ascom Semed 27/06/2023 às 14:31
Concurso das Merendeiras: formação prática aborda uso integral de alimentos e técnicas culinárias
Merendeiras participaram de formação prática nesta terça-feira (27). Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A formação prática do Concurso das Merendeiras foi realizada, nesta terça-feira (27), na creche Luiz Calheiros Junior, localizada no bairro Serraria, e trouxe como foco o uso integral de alimentos da agricultura familiar e técnicas de culinária, como os tipos de cortes, talheres e o estado do produto, a partir do preparo de receitas nutritivas. O objetivo da ação foi capacitar os merendeiros e prepará-los para a participação no concurso.

"Estamos aqui hoje para que esses merendeiros se capacitem de forma prática e que elas consigam manipular e trabalhar de forma integral com esses alimentos. Nossa expectativa é que tenha um maior número de inscritos e que esse ano possamos levar o prêmio para Maceió", destacou a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Educação de Maceió, Rafaela Pessoa.

A responsável por ministrar a formação foi a instrutora do Senac, Amanda Calheiros, que explicou o passo a passo dos cortes regulares dos alimentos e o preparo das receitas, com direito ao reuso de raízes e cascas de verduras e frutas. O alimento principal escolhido na edição passada foi a abóbora. Este ano é a melancia. Foram preparadas três receitas: Arroz Cremoso com Carne de Jaca, Picadinho de Melancia com Carne Moída e legumes, e Suco Misto.

"Essa formação é para a vida desses merendeiros. Para quem já participou, algumas coisas serão utilizadas como revisão e aprendizado, e para quem nunca esteve é uma novidade e uma experiência nova. Tentamos diversificar, o máximo possível, na forma de utilizar os alimentos. Foi um momento de aprendizado", disse a instrutora.

E é a primeira vez que Ascânio Amaral participa do concurso. Há quase um ano, ele é merendeiro da Escola Nise da Silveira, localizada no Antares, e contou que, além de concorrer futuramente, o principal objetivo de ter participado desse treinamento é levar a receita para os estudantes.

"A formação foi muito boa, porque a gente aprendeu a usar a carne de jaca e a fazer suco também sem açúcar, aproveitando apenas as frutas. A gente reaproveitou os alimentos, as cascas, nada foi perdido e foi o que achei mais interessante. E isso só vai servir de benefício para as nossas crianças, jovens e adultos. Estou mais ansioso para levar isso para a escola, como também levar os nossos talentos, até porque tem muito talento nas nossas cozinhas", afirmou Ascânio.

Outra servidora que também participou da ação foi Ariane Rafaele Aires. Ela é merendeira da Escola Nise da Silveira e está na rede de ensino há 11 anos. Ariane concorreu na edição de 2021, com a receita Feijoada Nutritiva. Este ano, a profissional adiantou que vai preparar uma receita salgada, mas não revelou o que é, deixando um suspense no ar.

"Fiquei em segundo lugar na etapa municipal, mas foi ótimo. A gente vai adquirindo novos conhecimentos, novas perspectivas e possibilidades. A escola e o pessoal de nutrição também nos acompanham. Na minha receita anterior, utilizei casca de melancia, raiz de coentro, cará e muitos outros produtos da agricultura familiar. Este ano será algo salgado, mas não posso dizer o que é. Meu intuito maior, além de concorrer, é fazer com que essa receita entre no cardápio da rede municipal de ensino", enfatizou Ariane.

Esta é a segunda formação da primeira etapa da competição. A capacitação anterior ocorreu no começo de junho, com uma apresentação teórica de uma representante do Sebrae. A participação das merendeiras em uma das formações, tanto a teórica quanto a prática, é obrigatória para a inscrição no concurso.

Estavam presentes no evento, a coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rafaela Pessoa; a instrutora do Senac, Amanda Calheiros; a instrutora da Embrapa, Maria Helena; e as nutricionistas da Semed, Suely Mota e Ana Denise Gouvêa, acompanhando a ação. Cerca de 20 merendeiras participaram.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.