Comunidade fará colheita de legumes na horta de creche no Benedito Bentes

Redação 06/09/2021 às 12:00
Comunidade fará colheita de legumes na horta de creche no Benedito Bentes

Evento marcará o retorno das aulas presenciais na unidade e promoverá a educação alimentar e ambiental na comunidade

A comunidade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Madltton Vitor da Silva, no Benedito Bentes, participará nesta sexta-feira (10) da colheita de legumes na horta da escola, trazendo um maior contato das crianças com a natureza e com a educação alimentar vinda da agricultura familiar. O evento marcará também o retorno das aulas presenciais na unidade, com os alimentos sendo divididos entre as famílias dos estudantes e a merenda das crianças na escola.

De acordo com a diretora do Cmei, Carmen Lúcia, nos últimos três meses, mesmo com as aulas remotas, as crianças tiveram a oportunidade de observar a germinação e participar do processo de cuidado e cultivo das plantas, trazendo uma maior valorização aos frutos que a natureza fornece. “Essas brincadeiras de quintal nos remetem a uma infância saudável, cheia de descobertas e momentos felizes. A educação ambiental é muito importante para as crianças da Educação Infantil”, frisa.

Nos últimos três meses, mesmo com as aulas remotas, as crianças tiveram a oportunidade de observar a germinação e participar do processo de cuidado e cultivo das plantas (Foto: Cortesia)

Atualmente com batatas, a horta da escola existe desde 2017 e já teve vários cultivos diferentes, como alface e outros legumes. O revezamento de colheita ajuda a cuidar do solo e no ensino do manejo de várias espécies diferentes às crianças e seus familiares, que também participam do cuidado. “É importante sensibilizá-los em relação aos problemas ambientais, desenvolver essa capacidade de aprender sobre o ambiente e os cuidados necessários, especialmente em um mundo conturbado como vivemos hoje”, diz.

Diretora do Cmei, Carmén Lúcia diz que a educação ambiental é muito importante na Educação Infantil (Foto: Leonardo André Correia / Ascom Semed)

Além da plantação de arvores frutíferas e dos vegetais, o Cmei conta também com um galinheiro, que segundo a diretora, ajuda a conter pragas como escorpiões, cobras e formigas. Os bichos também fazem parte da estratégia pedagógica de trazer as crianças para mais perto da natureza, aprendendo a valorizar a vida e o bem-estar animal. O Cmei também tem frutas na horta, com graviola, acerola, banana, goiaba, pitanga e cana de açúcar.

Mãe da Anelyze, de 4 anos e 11 meses, Poliana Santos de Lima conta que periodicamente visita a horta da escola junto de sua filha e outras famílias, onde fazem a limpeza, poda e colheita dos pés. “Nós já plantamos batata, macaxeira, tomate, quiabo, acerola”, conta a mãe. “Eu como mãe acho a experiência da horta maravilhosa se não fosse a creche acho que ela não teria um contato tão forte a natureza como ela tem”.

A mãe compartilha que sua filha está muito ansiosa para participar da colheita na sexta-feira junto de seus colegas e vizinhos, e que também está empolgada com a voltas às aulas no Cmei, que deve acontecer na segunda-feira (13).

A diretora Carmen Lúcia conta que pretende realizar, ainda neste ano, uma oficina de culinária ministrada pelas merendeiras do Cmei junto às famílias das crianças, permitindo um melhor aproveitamento da colheita, que será distribuída.

(Foto: Cortesia)

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.