Comportamento empreendedor é estimulado nos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Tema do empreendedorismo será levado para o Educar é Massa que acontece nos dias 22 e 23 de novembro

João de Oliveira Filho/Ascom Semed 15/11/2022 às 08:30
Comportamento empreendedor é estimulado nos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Empreendedorismo tem sido trabalhado há mais de cinco anos na Escola Municipal Paulo Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: cortesia

Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, estão ansiosos pela realização do Educar é Massa. O evento, que vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro, no bairro histórico do Jaraguá vai reunir em um só espaço, todas as ações realizadas pelas escolas da rede municipal de ensino ao longo do ano de 2022.

A proposta do empreendedorismo no mundo do trabalho, desenvolvida na escola Paulo Bandeira, tem impactado a vida dos alunos desta modalidade de ensino. A EJAI é formada, majoritariamente, por uma população com histórico de vulnerabilidade social, que precisou interromper os estudos para trabalhar, cuidar da família e ajudar no sustento da casa.

Coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim. Foto: cortesia
Coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim. Foto: cortesia

Ciente da importância da temática no Educar é Massa, a coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim pontuou o papel da escola no evento.

“A escola é um espaço de referência, de troca de experiência, de desenvolvimento de potencialidades e tem um papel decisivo na formação dos nossos alunos. Frente a tudo isso, os jovens adultos e idosos têm procurado nossa escola com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Esse evento é mais uma oportunidade para a escola mostrar o trabalho dos nossos alunos", ressaltou.

Edja revelou, ainda, que a temática do empreendedorismo tem sido trabalhado há mais de cinco anos na escola Paulo Bandeira.

"Foi através das escutas dos alunos que organizamos as nossas ações com um currículo voltado às necessidades e realidades da nossa comunidade escolar”, destacou.

Manoel Alves Teixeira, aluno do 3º período da EJAI, está entusiasmado com o Educar é Massa. “Todos nós sonhamos em termos nosso próprio negócio e esse evento é mais uma oportunidade para nós alunos. Ser empreendedor é gerar renda fazendo o que você mais ama no local adequado e isso nos dá dignidade. Estamos felizes em poder expor o nosso trabalho durante esse grande evento”, contou agradecido.

Para a diretora da escola, Cristiane da Silva Costa, o tema estimula o comportamento empreendedor dos alunos.

“É um bom caminho para desenvolver competência nos nossos estudantes, como criatividade, colaboração, além de levar esse tema para além das paredes da sala de aula fazendo com que toda a comunidade se movimente e que tenha uma postura proativa, engajada e colaborativa”, pontuou.

O coordenador da EJAI da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ricardo Almeida, informou que a restruturação do currículo ampliou, ainda mais, o desenvolvimento do comportamento empreendedor na sala de aula.

“A proposta de capacitar nossos alunos para a inserção no mercado de trabalho formal e informal, com a finalidade de aproveitar o tempo de sua escolarização, com um currículo que desenvolva suas competências e habilidades para a sociedade, tem dado resultado. Nos dias 22 e 23, durante a Feira de Empreendedorismo, os alunos da EJAI serão premiados pela sua participação na feira do empreendedorismo, com a exposição dos seus trabalhos”, frisou.

Ricardo Almeida é coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos. Foto: Ascom Semed
Ricardo Almeida é coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos. Foto: Ascom Semed

As diversas atrações pedagógicas e culturais do Educar é Massa vai contemplar feira literária, simpósio, oficinas, contação de histórias, educação ambiental, mostra de cultura infantil, feira de inovação científica, tecnologia e sustentabilidade, socialização de práticas docente e discente com a participação ativa dos estudantes, além da feira do empreendedorismo e muito mais.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.