Comissão de educadores produz artigos acadêmicos baseados em ações das escolas

Redação 11/11/2021 às 13:35
Comissão de educadores produz artigos acadêmicos baseados em ações das escolas

Objetivo do projeto da Secretaria Municipal de Educação é incentivar os profissionais da educação a desenvolverem pesquisas acadêmicas

Comissões de educadores que participam do Projeto Elos do Saber estão produzindo artigos científicos e relatos de experiências sobre ações promovidas por escolas da Rede Municipal de Maceió. Há quatro meses, o projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) incentiva os profissionais a desenvolverem pesquisas acadêmicas em diversas áreas.

O Elos do Saber visa não só estimular os educadores a refletirem sobre as diferentes problemáticas que permeiam o universo educacional, bem como sobre as práticas desenvolvidas no ambiente próprio da escola.

São 40 educadores participantes e de início foram formadas comissões de pesquisas, em diversas escolas, as quais passaram por reuniões e pela oficina de elaboração de artigos científicos e relatos de experiências ministradas pela professora mestra Juliana Novais.

Graça Gomes conta sobre os objetivos do Elos do Saber. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

De acordo com a professora e doutora Graça Gomes, que faz parte da equipe do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (NAP) do Centro Municipal de Formação, da Semed, o objetivo desse curso é que, ao final, os educadores saibam elaborar uma produção científica.

“Ao longo de seis encontros, os participantes viram a parte teórica da elaboração de um artigo, quais as etapas, quais pontos devem constar. Um verdadeiro passo a passo”, explicou.

Gomes destaca ainda que o objeto de estudo dessas comissões devem ser práticas internas das próprias escolas. “O embasamento desses artigos é alguma ação ou projeto que a unidade escolar fez ou esteja desenvolvendo. Porque um dos objetivos do Elos do Saber é o registro e a divulgação dessas práticas das escolas que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes”, salientou.

A integrante do Núcleo de Avaliação e Pesquisa conta ainda que todo o material desenvolvido pelas comissões de educadores no projeto Elos do Saber serão, posteriormente, submetidos à revista Saberes Docentes, que é elaborada pela equipe do NAP.

“O intuito também é que eles apresentem os trabalhos no Seminário de Socialização, que será na Semed, em dezembro”, disse Graça.

Gomes falou sobre a importância do Elos do Saber, que almeja alcançar as 144 escolas da Rede Municipal. “À medida que essas comissões buscam ações e projetos significativos das escolas que contribuam para a melhoria do aprendizado dos estudantes, é um resgate e forma de dar visibilidade à escola e às ações”, destacou.

Vera Pontes, coordenadora do Centro Municipal de Formação e de Centros e Núcleos, falou sobre o projeto. “Estimular e apoiar o fomento à pesquisa no lócus das unidades escolares contribui para fortalecer a formação do professor pesquisador na educação básica, que é um ponto importante a ser considerado nos processos educativos”, disse.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.