Com obras produzidas por alunos, Escola Municipal Floriano Peixoto realiza V Feira Literária

Evento foi marcado por apresentações culturais, produções literárias, música e muita diversão

Arthur Vieira (Estagiário) / Ascom Semed 08/12/2023 às 05:52
Com obras produzidas por alunos, Escola Municipal Floriano Peixoto realiza V Feira Literária
Com obras produzidas por alunos, Escola Municipal Floriano Peixoto realiza V Feira Literária. Foto: Mariel Matos.

A tarde desta quinta-feira (07) foi de grande alegria para a Escola Municipal Floriano Peixoto, localizada no bairro de Ipioca, que promoveu o momento de culminância do projeto VaLer a Pena com a realização da V Feira Literária da unidade de ensino.

A escola, que conta com quase 600 alunos, preparou apresentações e produções literárias a partir da releitura das quatro obras entregues no kit do projeto VaLer a Pena. Entre músicas e diversão, a feira literária visa pôr em prática as leituras realizadas.

O diretor Jaeliton Francisco falou sobre a atividade e a tradicional feira literária que a escola possui. “Nós já temos a tradição de realizar a nossa Feira Literária Escola Municipal Floriano Peixoto (FLIEMAF) e a proposta desse ano foi transformar a feira em uma exposição, fazendo a releitura dos livros que recebemos no projeto VaLer a Pena”, disse 

“É uma maneira de demonstrar tudo o que foi trabalhado após o recebimento dessas obras”, concluiu o diretor.

Em suas turmas do 2º ano, a professora Sayonara Pimentel trabalhou o livro TITI e TATI - Um dia na Escola, que conta a história de dois irmãos e melhores amigos que, em seu primeiro dia na escola, enfrentam o medo do novo e a curiosidade dos colegas a respeito de suas diferenças.

Ela conta que os alunos produziram materiais a partir da história, tendo a oportunidade de conhecer seus próprios sentimentos. “Os alunos trabalharam o livro e, a partir do tema, produziram seus poemas com ilustrações da história, sempre voltados para o amor e respeito, tema central do livro. Os alunos refletiram e puseram no papel seus sentimentos em forma de verso”, disse.

Uma das alunas, Ylana Layla, de 8 anos, interpretou durante a apresentação uma das personagens e compartilhou a alegria em fazer parte deste momento.

“Foi muito legal ler o livro! Ele fala sobre amor e respeito, coisas que a gente tem que ter com nossos coleguinhas. Fiz meu poema e pintei a capa dele para todo mundo ver aqui na feira”, disse Ylana Layla.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.