Com apoio da Prefeitura de Maceió, estudantes vão participar dos Jogos da Juventude
Jovens atletas da Escola Municipal Hévia Valéria viajam na próxima quinta (31) para competição, que acontece em Ribeirão Preto (SP)
Os estudantes Luan Leite, 14 anos, e Ketylly Vitória, 15 anos, da Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim, localizada na Cidade Universitária, já estão se preparando para embarcar em uma experiência que será marcante em suas vidas. Nesta terça-feira (29), esses jovens atletas falaram sobre suas expectativas acerca da viagem para Ribeirão Preto (SP), onde participam dos Jogos da Juventude 2023, uma das maiores competições estudantis do Brasil.
Representando o estado de Alagoas, em especial, a capital alagoana, além de toda a escola, os estudantes que tiveram o apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação viajam na madrugada da próxima quinta-feira (31) e ficam até o dia 6 de setembro, com o sonho de vencer a competição e trazer a medalha para rede pública municipal de ensino. Para Luan, que há sete meses realiza saltos à distância, será algo novo também, porque é a primeira vez que ele vai viajar de avião.
“Estou confiante de que tudo vai dar certo. É uma sensação inexplicável representar Alagoas e a escola também para o Brasil todo. Geralmente, treino três vezes por semana, mas treino todos os dias quando é época de competição. Meus pais estão muito orgulhosos e eles me incentivam todos os dias, isso me motiva”, contou o estudante, que também disse que seu maior sonho é ser campeão olímpico.
Também é a primeira vez que a jovem Ketylly viaja de avião. Ela, que há um ano descobriu o esporte, vai competir na modalidade atletismo com o dardo e o disco. “Estou bem feliz. Minha mãe, padrasto e irmão estão orgulhosos de mim e já choraram de emoção. Isso me deixa muito feliz. Sinto um pouco de nervosismo, porque nunca sabemos o que vai acontecer, mas o coração sempre fala: vai vencer, vai vencer!", comemorou a atleta.
O professor de educação física da escola e treinador dos jovens atletas, Darlan Vieira, que vai acompanhar os estudantes na competição, está há 16 anos na unidade escolar, com o projeto Jogos Internos. Segundo ele, foi a partir da iniciativa que os dois talentos foram descobertos.
“O projeto é desenvolvido há mais de 21 anos. A gente sabe que o esporte faz parte da construção do cidadão. Acredito que o cidadão só é completo quando ele experimenta outras particularidades da educação que é a cultura, arte, esporte. Desta maneira, acredito que esse projeto contribui para a formação. Eu sempre reforço: não é o esporte só pelo esporte, eles precisam também de ênfase em seus estudos. O esporte deve ser utilizado como ferramenta educacional, disciplinar, é uma espécie de norte para a vida deles”, destacou o professor, que também enfatizou que a viagem será uma experiência única para os estudantes.
A professora de educação física e coordenadora técnica de esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Walkíria Ramalho, contou que ações como essas despertam em outros alunos a vontade de realizar atividades físicas e os estimulam a não saírem da escola.
“Nada mais justo de estar aqui parabenizando esses dois meninos, que estão representando a nossa cidade de Maceió, esse apoio que a secretaria está dando, dentro das possibilidades e o tempo curto que nós tivemos. É de enorme relevância porque é através desses estudantes que a gente pode despertar nos outros alunos o gosto pelo esporte, e também pode incentivar os nossos professores da rede. Nossos alunos aprendem o que é disciplina, que são possíveis a chegar em outro patamar de vida, se prendem mais na escola”, concluiu.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.