Colaboradores da Educação recebem certificado de alfabetização em formatura do Projeto Autoestima

Estudantes prestaram juramento e fizeram homenagem à professora do projeto

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 21/03/2022 às 17:30
Colaboradores da Educação recebem certificado de alfabetização em formatura do Projeto Autoestima
Prestadores de serviços recebem certificado do Projeto Autoestima. Foto: Luan Oliveira (estágiário)/Ascom Semed

Uma cerimônia emocionante marcou a formatura de colaboradores que atuam na prestação de serviços à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Acompanhados de amigos e familiares, os 22 formandos receberam seus certificados do Projeto Autoestima, que trabalhou a alfabetização e letramento dos trabalhadores.

Realizada no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, a formatura encantou a quem prestigiou o evento. Com muita animação, os estudantes dançaram, prestaram juramento e homenagearam a professora Iracelya Mendes, responsável pela alfabetização dos colaboradores. Realizada, ela conta que o projeto atingiu seu objetivo.

Professora do Projeto Autoestima, Iracelya Mendes. Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed
Professora do Projeto Autoestima, Iracelya Mendes. Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed

“Olhando para os alunos de beca, eu vejo que atingimos o objetivo principal do projeto, que é fazer com que eles amem estudar. Quem não conhecia as letras passou a conhecer as aulas que tiveram aqui e me emociona muito ver as vidas que foram transformadas aqui através do estudo”, disse.

Ivan Euclides trabalha há 37 anos como prestador de serviços da Secretaria de Educação de Maceió. Para ele, o projeto Autoestima realizou seu sonho de continuar os estudos, que foram interrompidos pela necessidade de trabalhar desde a infância.

“Nestes anos que trabalho na Semed nunca vi algo parecido com o Projeto Autoestima. Só fui até o 1º ano do Fundamental e sempre tive o sonho de estudar mais e aqui consegui melhorar a leitura e a caligrafia. Hoje consigo escrever meu nome sem dificuldade e sinto minha vida mudando aos poucos”, contou.

Aos 59 anos, Emanoel Messias teve a experiência de assinar seus próprios documentos apenas após as primeiras aulas de caligrafia com a professora Iracélya. Orgulhoso, ao contar de sua recente conquista, ele mostra sua identidade assinada com a sua caligrafia.

“Eu não sabia ler e agora consigo muita coisa que antes não conseguia na leitura. A primeira vez que fui tirar meus documentos eu não sabia assinar meu próprio nome e hoje tenho muito orgulho de ter assinado a minha identidade graças ao que aprendi aqui. Nunca mais vou parar de estudar”, disse.

Responsável pela abertura da formatura, o secretário de Educação, professor Elder Maia, saudou a força de vontade dos formandos e destacou a importância da iniciativa.

“Todos os formandos são pessoas guerreiras e batalhadoras, que aceitaram esse desafio com dignidade e sem qualquer constrangimento, e que merecem todos os méritos e felicitações. É uma iniciativa muito impactante e emocionante”, afirmou o secretário.

Um dos idealizadores do Projeto Autoestima, Nycholas Pires, também falou sobre a importância de dar oportunidade àqueles que precisam de apoio para dar continuidade em seu processo de alfabetização, independente da faixa etária.

“Ouvimos que o projeto não teria alunos e em dois dias tivemos que abrir uma nova turma e isso mostra que já havia a necessidade e o que fizemos foi dar a oportunidade para que todas essas pessoas pudessem crescer e evoluir”, disse.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.