CMEI Mestra Virgínia vai realizar oficinas de culinária afro-brasileira

Ação beneficia mais de 20 famílias do Rio Novo; pratos típicos como acarajé, cocada, geleias e molhos de pimenta serão ensinados durante as aulas

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 11/03/2022 às 13:36
CMEI Mestra Virgínia vai realizar oficinas de culinária afro-brasileira
CMEI Mestre Virginia realizará oficinas de culinária afro-brasileira. Foto: Pedro Farias (estagiário)/Ascom Semed

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestra Virgínia, que fica localizado no Rio Novo, realizará oficinas de culinária para 24 mulheres que fazem parte da comunidade. As ações terão início neste sábado (12) e serão facilitadas pelo chef de culinária afro-brasileira, Daniel Toledo.

O curso vai proporcionar a imersão das mulheres que vivem na localidade no mundo da culinária afro-brasileira, reafirmando as raízes africanas da nossa cultura, com pratos característicos desse tipo de gastronomia.

“É um trabalho voluntário que eu sempre tive como meta. É minha forma de retribuir para a sociedade alguns ensinamentos ancestrais que eu tive acesso, através da comida quero retribuir o que aprendi no meu terreiro, com minha avó e em cursos que realizei.”, conta o chef de culinária afro-brasileira, Daniel Toledo.

A ação visa capacitar as mães de 24 alunos do CMEI com o intuito de gerar renda extra para suas famílias. As aulas acontecem todo segundo sábado de cada mês. As participantes foram divididas em quatro turmas de seis pessoas, respeitando a capacidade da cozinha do CMEI Mestra Virginia. No final, as participantes vão receber o certificado do curso.

“A ancestralidade e o sabor são duas coisas que não irão faltar, quero que as pessoas tenham acesso aos mesmos ensinamentos que eu tive, para que elas possam construir seus negócios e sua liberdade financeira”, destacou o chef Daniel Toledo.

Chef de culinária afro-brasileira, Daniel Toledo. Foto: arquivo pessoal.
Chef de culinária afro-brasileira, Daniel Toledo. Foto: arquivo pessoal.
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.