Cidade Universitária receberá grande complexo educacional
Com a construção, número de vagas da rede municipal de ensino e creche será ampliado
Mais maceioenses terão acesso à educação. Isso porque a Cidade Universitária ganhará um complexo educacional com capacidade para mil novas vagas no ensino fundamental e 300 para creche. A novidade se deu em visita técnica, nesta quinta (11), ao terreno que pertence à Prefeitura de Maceió e foi cedido à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) há 12 anos.
O secretário de Municipal de Educação (Semed), Elder Maia, esteve no local na companhia do Senador Rodrigo Cunha e foram guiados pelo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo.
Durante a visita, os engenheiros técnicos da Semed avaliaram as condições do terreno para iniciar o projeto. O espaço está localizado próximo à Ufal, no bairro da Cidade Universitária, e mede mais de dois mil metros quadrados. Atualmente, ele abriga outros equipamentos da Prefeitura, como a Vila Olímpica e a sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semtel).
Em fevereiro, o prefeito JHC esteve na Vila Olímpica e constatou a situação de total abandono do prédio, que tem capacidade para atender mais de 300mil pessoas por mês. O local pode ofertar aulas de dança, esportes; trabalhos de assistência social, médica e psicosocial; e serviços de cidadania, mas está tomado pelo mato.
“Estamos, pouco a pouco, consertando os erros do passado. Logo, vamos começar as ações de revitalização do terreno para que a população volte a ocupar esse espaço. Esse é um dos muitos passos para levar dignidade a todos os maceioenses”, disse JHC.
O projeto inicial do complexo prevê a criação de mil novas vagas para a rede de ensino fundamental, com alunos do 1º ao 9º ano, além da construção de uma creche para receber 300 crianças de famílias da região. Também será construída uma área de esportes para os alunos.
De acordo com o secretário de educação Elder Maia, a determinação do prefeito de Maceió, JHC, é aproveitar o grande espaço do terreno para ampliar a rede municipal de ensino. “A equipe técnica já iniciou os estudos do campo. A próxima etapa é dar vida ao projeto, que vai atender não só a Cidade Universitária, mas os bairros adjacentes”, destacou.
Para o senador Rodrigo Cunha, o local tem grande potencial e importância, principalmente por ser próximo à Universidade. “O ambiente acadêmico tem é um ambiente de inovação. Ao inserirmos este complexo dentro da Ufal, numa verdadeira integração entre a comunidade e a Universidade, teremos um relacionamento em que os dois lados colherão bons frutos”, disse.
Após as visitas técnicas preliminares, a equipe de engenheiros da Semed iniciará a terceira fase do projeto: um estudo técnico para dar início às implantações no local.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.