Cerca de mil estudantes participam da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas

Evento realizado no Sesc Poço termina nesta quarta-feira (7)

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 07/06/2023 às 13:52
Cerca de mil estudantes participam da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas
Primeiro dia da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas prossegue nesta quarta-feira (7), quando vão se apresentar os alunos das creches Ruth Braga, João XXII, além das escolas Hermínio Cardoso, Donizette Calheiros, Zumbi dos Palmares, Dom Miguel Câmara, Hevia Valéria Maia Amorim, Maria José Carrascosa (com os alunos da Pestalozzi), Lindolfo Collor, Zumbi dos Palmares e Tradutor João Sampaio. O evento acontece no Sesc Poço, em Maceió.

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa resgatar e manter viva a cultura da região Nordeste, além de fomentar o conhecimento sobre o universo junino. No primeiro dia do evento, ocorrido na última terça-feira (6), os alunos da rede pública municipal de ensino fizeram suas apresentações, que foram ensaiadas durante os últimos meses, celebrando a cultura nordestina e encantando ao público.

Para a coordenadora de programas suplementares da Semed, Lívia Lima, a iniciativa mantém viva as raízes de um povo: “É um momento incrível, idealizado e muito esperado por nós durante todo o ano, Repassar esses conhecimentos é manter viva as raízes do povo nordestino”, disse.

A coordenadora pontuou que durante a 21ª Mostra são mais de 25 escolas e mil alunos envolvidos. "Nós estamos muito felizes com esse momento que tem como objetivo resgatar e manter viva a cultura do nosso nordeste, os estudantes ficaram muito felizes em participar, temos alunos do Ensino Fundamental, da educação especial e de jovens, adultos e idosos participando”, enfatizou.

Uma das alunas que abrilhantaram o primeiro dia de evento, foi a pequena Eloise Lara, 10 anos, estudante da Escola Municipal Baltazar de Mendonça. “Ensaiei muito. Foi uma preparação intensa, mas estou pronta para arrasar nessa apresentação”, contou.

O noivo matuto José Vitor, 14 anos, da Escola Municipal Yêda Oliveira, localizada no Vilage Campestre, na Cidade Universitária, também se destacou na apresentação. “Foi muito bom ser o noivo, me dediquei bastante nos ensaios para poder chegar aqui e apresentar esse espetáculo para o público que veio nos ver”, comemorou.

Entre as apresentações das quadrilhas, o coco de roda também teve espaço e foi muito bem representado pela Escola Municipal Nise da Silveira, que encantou a todos com sua animação e cantoria.

“Com todo prazer e amor, junto aos professores de música e educação física, nós conseguimos com a dedicação dos alunos, realizar essa apresentação linda, na qual nossos alunos se divertiram acima de tudo”, disse Márcia Tenório, marcadora do coco e servidora do setor de apoio administrativo da Nise da Silveira.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.