Centro de Excelência Municipal vai oferecer formação complementar aos estudantes da rede

Instalação, que fica no Benedito Bentes, vai ofertar atividades educativas, culturais e de tecnologia digital e inovação

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 12/05/2022 às 12:17
Centro de Excelência Municipal vai oferecer formação complementar aos estudantes da rede
Secretário de Educação, Rogério Lima, ao lado de Preto Zezé e Rogério Diaz, ambos da CUFA, e do senador Rodrigo Cunha. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O secretário de Educação, Rogério Lima, visitou na manhã desta quinta-feira (12), o prédio onde funcionará o Centro de Excelência Municipal (CEM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado no Conjunto Frei Damião, no bairro Benedito Bentes. A visita contou com a presença do presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa) Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, do do presidente da Cufa em Alagoas, Rodrigo Diaz, além do senador Rodrigo Cunha, grande incentivador do trabalho da central. 

O CEM tem o intuito de oferecer formação complementar aos estudantes das escolas municipais, por meio do desenvolvimento de atividades educativas, culturais e de tecnologia digital e inovação para adolescentes do 7º ao 9º ano matriculados na rede. Com um objetivo de prepará-los para o Ensino Médio, com qualidade, eficiência, espírito empreendedor e autonomia. 

O secretário Rogério Lima falou da expectativa de entregar o equipamento e aproveitou para destacar a importância da parceria da Prefeitura de Maceió com a Cufa para o desenvolvimento de projetos como esses em Maceió.

“Junto à Central Única das Favelas, vamos fazer um belo trabalho com a comunidade em geral. Ao lado do Preto Zezé e do senador Rodrigo Cunha, a gente acredita que esse equipamento será entregue nos próximos meses”, garantiu o secretário.

O prédio conta com quatro andares e salas e espaços para o desenvolvimento das mais diversas atividades, como criação de aplicativos, desenvolvimento de raciocínio lógico e robótica, teatro, canto, oficina de sustentabilidade e educação financeira, culinária, entre outras.

Serão cursos de 20 horas, promovidos por professores da Rede Municipal ou externos, selecionados por meio de edital. Além disso, ao final de cada mês serão oferecidas palestras sobre empreendedorismo, com parceiros do Sebrae. Poderão participar destas palestras estudantes, professores, gestores, pais, responsáveis e comunidade local.

Durante a visita ao equipamento educacional, o senador Rodrigo Cunha reforçou mais uma vez o compromisso da gestão do prefeito JHC com a educação e com o desenvolvimento humano.

“Nossa prioridade absoluta tem que ser a educação e olhar de uma maneira geral para Maceió, mas também para o estado de Alagoas. Nesse equipamento, quando a gente entra, a gente sente a expectativa de melhorar a vida das pessoas. Tenho certeza que a Secretária Municipal de Educação junto ao Município e com essa grande parceria da Cufa, que traz um carimbo de qualidade, de respeito, nós teremos aqui um case de sucesso para ser replicado no estado”, enfatizou o senador. 

Encantado com a estrutura da futura instalação, o presidente nacional da Cufa, Preto Zezé, acredita que o Centro de Excelência Municipal será referência para a comunidade. “A parceria com a Cufa é para trazer a inteligência e o acúmulo de mais de 20 anos trabalhando com as favelas. Muitas vezes o poder público é separado, educação, saúde, mas o cidadão é um só e ele usufrui de tudo. Aqui vai ser esse espaço e espero que vire referência”, pontuou. 

Expo Favela e Taça das Favelas - Na quarta-feira (11), o prefeito de Maceió, JHC, assinou o protocolo de intenções com a Central Única das Favelas (Cufa) em Alagoas para a realização na capital alagoana da Expo Favela, uma feira de negócios que vai gerar oportunidades de empreendedorismo às comunidades, e a Taça das Favelas de Futebol. Os eventos vão acontecer em agosto.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.