Canto e coral: projeto leva música à escola municipal e rompe barreiras do Estado

Servidora da Guarda Civil Municipal e com formação em música pela Ufal, Ana Maria Bandeira compartilha seu talento com alunos da Escola João Sampaio

Emanuella Lima/ Ascom Semed 27/10/2023 às 21:11
Canto e coral: projeto leva música à escola municipal e rompe barreiras do Estado
Servidora pública leva musicalização para dentro da escola municipal. Foto: Emanuella Lima/Ascom Semed

Na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, localizada no Conjunto João Sampaio, um projeto inovador tem se destacado por promover a musicalização e transformar a vida de estudantes. Ana Maria Bandeira, uma guarda municipal e professora voluntária, tem desempenhado um papel essencial nessa iniciativa, unindo sua paixão pela música com o compromisso de servir.

Desde criança, Ana Maria conheceu a felicidade de cantar, um dom transmitido por sua mãe, uma cantora de rádio. Com formação em música pela Ufal, ela decidiu compartilhar seu talento e seu amor pela música com os estudantes da Escola João Sampaio.

Em parceria com o Mestre Edimir, Ana Maria ampliou o Projeto Canto e Coral, uma iniciativa que visa promover a musicalização na escola, aproximando os estudantes dessa forma de expressão artística e estimulando seu desenvolvimento pessoal e educacional. Atualmente, o projeto conta com a participação de 13 alunos da rede, que encontraram na música uma maneira de se expressar e se envolver ativamente no ambiente escolar.

Ana Maria explica o motivo de ter abraçado esse desafio. "Percebi que essa escola tem alunos enfrentando uma grande vulnerabilidade social, com a criminalidade batendo às portas. Decidi aceitar esse desafio e estou aqui voluntariamente, engajando-me em cada montagem de coral. O coral representa hoje para mim uma família da qual tenho muito orgulho.".

O impacto do projeto vai além das notas musicais. A diretora Adriana Firmino destaca a importância da introdução da música na escola e os resultados positivos alcançados pelos estudantes: "Hoje, sinto-me muito feliz ao ver a escola e testemunhar a melhoria significativa no aprendizado dos alunos. No aspecto emocional, percebemos uma evolução considerável. Comportamentalmente, eles também adotaram uma postura diferente. Eles não são mais os mesmos, com certeza. A música dá significado ao ser humano e mostra uma direção diferente.".

De Maceió para outros estados

Esse projeto, que começou como uma iniciativa local, logo chamou a atenção de outros municípios. Ana Maria revela: "Participei do 3° Encontro de Comandantes dos Guardas Mirins em Macaé, no Rio de Janeiro, onde os guardas mirins têm toda uma assistência social e cívica. Lá, percebi a falta da música dentro da guarda mirim, e foi justamente isso que estamos fazendo aqui. Meu projeto chegou até lá, com o objetivo de ser reproduzido."

A musicalização na escola, impulsionada pela dedicação de Ana Maria, do Mestre Edimir Tavares e da diretora Adriana Firmino, tem mostrado resultados surpreendentes. Recentemente, a estudante da rede municipal, Isabelly Cristiny foi convidada para fazer uma apresentação solo, em Macaé. “Apesar do nervosismo, estou muito feliz por ter ido cantar em outro estado, é um momento muito importante para mim e gostaria de agradecer a todos que contribuíram para isso”, comemorou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.