Busca Ativa reintegra alunos à sala de aula

Iniciativa reintegra 16 estudantes em escola municipal no Benedito Bentes

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 13/06/2023 às 15:27
Busca Ativa reintegra alunos à sala de aula
Metodologia de busca ativa reintegra estudantes à sala de aula. Foto: Cortesia

Um dos métodos utilizados pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) para combater a evasão escolar é a busca ativa. A iniciativa desenvolvida pela equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no bairro Benedito Bentes, trouxe de volta às aulas 16 alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

A ação ocorreu nesta terça-feira (13), no Conjunto Cidade Sorriso I, sendo realizada em parceria com o Instituto Amigos da Periferia. Na ocasião, foram entregues 20 kits estudantis para os recém- matriculados.

Segundo o coordenador-geral da Ejai, Ricardo Almeida, a modalidade de ensino é dividida em períodos letivos, o que possibilita um aprendizado mais fluido aos estudantes que possuem diversas obrigações em suas vidas. “A modalidade de Ensino de Jovens, Adultos e Idosos possui um ano letivo dividido em períodos e isso possibilita que, se por alguma situação o aluno tiver parado de estudar em algum momento, ele pode retornar em um próximo período sem perder seu progresso”, explicou.

A coordenadora da Ejai na Escola Municipal Paulo Bandeira, Edja Amorim, destacou a importância da busca ativa. “É uma ação que realizamos nas comunidades para que jovens, adultos e idosos retornem ou iniciem os estudos. Toda semana, às quartas-feiras, também participamos do Brota na Grota com a busca ativa na comunidade participante da semana”.

Segundo a coordenadora, o momento foi de escuta e transparência. “Fizemos a escuta dos alunos, tiramos as dúvidas existentes e mostramos a importância de voltarem a estudar! Realizamos 10 matrículas e depois ganhamos mais seis. Os alunos precisam sentir pertencentes ao grupo, a comunidade escolar e isso só acontecerá através da empatia e do amor”, revelou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.